segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O VERDADEIRO NATAL

Quebra Gelo
1. Quais são os instrumentos mais usados como símbolo do Natal hoje?
2. Em sua opinião; qual desses instrumentos retrata de fato o verdadeiro sentido do natal?
Leia Comigo: Mateus 2.1-12
v.11 “Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.”
Introdução:
Este texto que lemos relata que no dia do nascimento de Jesus, dois grupos bem diferentes o visitaram; o grupo dos magos, que provavelmente eram sacerdotes-astrólogos do antigo império persa; e o grupo dos pastores que, segundo o livro de Lucas 2.8-16, estavam ali por perto cuidado dos seus rebanhos durante a noite quando foram surpreendidos por um anjo.
Como eram bem distintos, é certo que existiam muitas diferenças entre aqueles magos e aqueles pastores que foram visitar o Senhor Jesus, porém gostaria de citar apenas cinco dessas diferenças:
1-Eles possuíam diferenças culturais - Os pastores eram israelitas enquanto os magos eram persas. Eles possuíam costumes completamente diferentes: a comida, as roupas a língua, etc.
2-Eles possuíam diferenças Intelectuais – Os pastores eram homens simples com muito pouco estudo, enquanto que os magos eram astrólogos estudiosos.
3-Eles possuíam diferenças sociais – É muito provável que os pastores eram trabalhadores contratados para cuidar dos rebanhos alheios e por isso homens de classes sociais mais pobres, já os magos, a julgar pelos presentes que deram, podemos dizer que eram homens muito ricos.
4-Eles possuíam diferenças Geográficas - Os pastores moravam ali mesmo na palestina, já os magos estavam vindo de regiões muito distantes.
5-Eles possuíam diferenças Religiosas - Os pastores eram da religião dos judeus, adoravam um único Deus Jeová, enquanto os magos eram sacerdotes pagãos que adoravam vários deuses.
Apesar de tantas diferenças(cultural, intelectual, social, geográficas e religiosa), eles puderam ir, conhecer e adorar o filho de Deus que havia nascido.

A visita desses grupos tão diferentes no dia do nascimento do salvador do mundo nos ensina algumas coisas sobre o verdadeiro natal:
1. O verdadeiro natal é acessível a todos e em todos os tempos - O verdadeiro natal não é algo do primeiro século restrito a um grupinho de pessoas, o natal tem uma mensagem universal, para todos os povos, todas as raças, todas as tribos, todas as nações de todas as línguas em todas as culturas. Não importa qual seja o seu nível intelectual ou financeiro, a sua situação geográfica, de perto ou de longe. Não importa qual é sua religião. Não importa se você é rico ou pobre, preto ou branco, não importa, Deus te convida para o verdadeiro natal.
2. O verdadeiro natal é o nascimento do filho de Deus- O verdadeiro natal não é papai Noel, não é árvore de natal, não é um dia do mês de dezembro, o verdadeiro natal é o nascimento do filho de Deus.
3. O verdadeiro natal é parte do grande projeto de Deus para salvar o homem - O nascimento de Jesus (natal) aconteceu com um propósito (Mt.1.21). Jesus veio ao mundo com o propósito de salvar o homem dos seus pecados. O pecado fez de nós inimigos de Deus e por isso fomos eternamente condenados. O nascimento de Jesus trouxe esperança, trouxe o favor de Deus para nós.
Natal não acontece quando se troca presentes, ou quando se monta árvores de natal. O natal acontece quando deixamos o Rei dos Reis nascer em nós.
Quando o verdadeiro natal acontece, ele traz consigo libertação, ele traz salvação. Foi o que aconteceu na casa do pecador Zaqueu (Lc. 19), quando Jesus viu a transformação que havia acontecido na vida de Zaqueu, disse: “hoje houve salvação nesta casa”.
Se o natal que você experimenta não passa de um dia de festa com alguns amigos e parentes. Se a sua experiência de natal não tem trazido libertação, cura e salvação para sua vida e para sua casa; chegou a hora de você se abrir para o verdadeiro natal.
Conclusão
O natal que os homens inventaram é comercial, ignorá-lo ou não fará pouca diferença, porém você não pode ignorar o verdadeiro natal, pois isso acarretaria conseqüências eternas. Então, hoje mesmo, abra o seu coracão, aceite a Jesus como o seu Senhor e Salvador e deixe o Senhor nascer dentro de Você.  (Ele é verdadeiro Natal)


5 comentários:

  1. Palavra excelente, pois muitos dos nossos discípulos não compreende o verdadeiro natal.

    Daniel Basto
    Efraim

    ResponderExcluir
  2. Daniel, nem eu compreendo kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Está palavra é sempre necessária para melhor esclarecimento para muitos.

    Um abraço a todos.

    Mário Arruda.
    Geração de Josué.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pastor! A graça e paz do Senhor,passando para deixar um abraço e agradecer pela dedicação e empenho do Senhor em fazer a obra, espero em Deus chegar ao seu nível.

    ResponderExcluir

Traduza a Página para seu Idioma