terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Eu Amo a Bíblia!

Quando eu tinha por volta de 16 anos de idade uma colega me mostrou uma bíblia que ela havia ganhado, e em sua contra capa estava escrito a seguinte frase: “Muitos livros falam de Deus, mas nesse quem fala é Deus”. Eu fiquei muito impressionado com esta frase, o que me levou a considerar melhor a mensagem deste livro.
De fato, a Bíblia é um livro extraordinário e por mais que tentemos não conseguiremos expressar com palavras o que ela é e representa. Abraão Lincoln certa feita disse: “Creio que a Bíblia é o melhor presente que Deus já deu ao homem. Todo o bem do Salvador do mundo nos é transmitida mediante este livro.”. O Senhor Jesus disse em Mt 22.29 que só o fato de não a conhecermos, já se constitui um erro gravíssimo. Em João 5.39 ele dá um conselho: “Examinai as Escrituras, por que julgais ter nela a vida eterna e são elas mesmas que testificam de mim.”.
A Bíblia fala de muitos assuntos; incluído o seu tema central que é o plano de Deus para a salvação do homem, ela fala da relação Deus x Homem, da relação homem x homem, fala da origem de todas as coisas, da história do povo hebreu, entre muitos outros assuntos, porém gostaria ver com vocês, ainda que de maneira superficial o que a bíblia tem a ensinar a respeito dela mesma.
O Texto de hebreus 4.12 Diz: “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medula, e julga os pensamentos e intenções do coração” (NVI).
A Bíblia tem muito a nos ensinar a respeito de si, e só neste texto do livro de hebreus citado acima, podemos encontra pelo menos cinco verdades aplicadas ela;

Primeira verdade: Ela é a Palavra de Deus – O texto bíblico em nenhum lugar tentar provar que ela é de Deus, mas já parte da convicção que ela é a palavra de Deus. Ela é Divina, a sua origem não é terrena, nem humana (O apostolo Pedro em sua 2º carta 1.21-22, diz : “...Nenhuma profecia da Escritura provem de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”.
Gosto de várias expressões Bíblicas que pressupõe a bíblia como palavra de Deus, tais como: “Assim diz o Senhor...” “disse mais o Senhor a Moisés...”, “E veio a palavra do Senhor a ...” . O fato de ela ser a palavra de Deus – Traz consigo: Poder; Confiabilidade; e Autoridade;

Segunda verdade: Ela é Viva – Jesus disse: “As palavras que eu vos tenho dito é espírito e vida”. Vivo é algo que está em atividade, que está ainda produzindo. A Bíblia tem vários motivos para estar já morta há muito tempo;
• A Bíblia foi escrita há muitos séculos; (é um livro antigo).
• Deus usou aproximadamente 40 homens para escrevê-la, que a muito já morreram.
• A Bíblia foi escrita em idiomas diferentes (hebraico, aramaico e grego)
• A Bíblia foi escrita em culturas diferentes, algumas que até não existem mais.
• A Bíblia foi escrita em contextos, não somente culturais, mas também; sociais, econômicos, e geográficos muito diferentes dos que vivemos hoje.
Ou seja, esse livro já era para estar morto e improdutivo. A sua mensagem era pra não exercer nenhum tipo de influencia em nós hoje, porém ela continua gerando vida onde é pregada, onde é lida, onde é meditada e aplicada. Ela continua transmitindo a natureza divina. Ela não transmite informação simplesmente, ela gera vida e vida em abundância. Há morte em algum lugar? Então pregue a Bíblia e ela gerará vida, seja na vida do indivíduo, na família, na sociedade. Não existe povo ou indivíduo mortificado pela cultura pecaminosa que não possa ser ressuscitado pelo poder desta palavra. Os séculos, não foram capazes apagar o seu poder vivificador. Eu amo a Bíblia e você?
Terceira Verdade: Ela é Eficaz – (do grego, Energes = ativo, eficaz, poderoso) Ela cumpre o seu propósito, dela emana poder (ninguém pode anulá-la).
Isaias 55.1 Diz: “... Assim será a palavra que sai da minha boca; não voltara para minha vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo que designei.” (Se Deus disse querido acredite, pois a sua palavra não voltará vazia.). Não há como escapar do seu poder e designo não se pode zombar deste livro, não se pode ignorá-lo. Se ele te fizer promessas apegue-se a elas; se ele ti fizer advertências dê-lhe ouvidos, se ele te mandar, obedeça. A palavra não voltará fazia no sentido de que; quando é recebida, proporciona benção aos que a recebem, quando não proporciona juízo aos que não a querem.

Quarta Verdade: Ela é Cortante e Penetrante – Ela é afiada, é cortante, é aguda. Não há dureza que ela não possa penetrar; não há negligencia que ela não possa identificar e condenar; não há desvio que ela não possa corrigir, não há desobediência que ela não possa severamente censurar; não existe pecador que ela não possa alcançar. Não meus irmãos, Não há Segredo ou motivação do coração que ela não possa provar.
Em Efésios, Paulo a chama de espada do Espírito, neste texto de Hebreus ela é assemelhada a uma espada de dois Gumes... A espada de dois gumes era um terrível e temido instrumento de guerra, com ela um guerreiro era capaz de cortar o seu inimigo em duas bandas com apenas um golpe. Com ela, o guerreiro aumentava o seu potencial, pois não desperdiçava movimento, ela cortava em quais quer que fossem a direção do movimento. Assim também é a bíblia, ela é um instrumento de guerra que Deus nos colocou a disposição. Podemos usá-la como arma de ataque contra o inimigo das nossas almas como fez o Senhor Jesus em um duelo contra Satanás quando por várias vezes se referindo a ela Ele disse “está escrito...”, podemos usa-la como arma de defesa afim de apagarmos os dardos que o inimigo lança contra nós.
Ela é profunda, ela desnuda as ilusões, mentiras, e fraudes da alma humana. Ela penetrara no mais interior do ser e o trata, ela não fica nas camadas superficiais da nossa vida, ela vai profundo. Ela “penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas.”.

Conclusão
Há certamente muitas verdades a respeito da bíblia, que não foram mencionadas aqui, porém estas devem ser suficientes para que você tome as atitudes corretas com relação a ela, pois sabemos que a bíblia é tudo isso e muito mais, porém, ela não poderá fazer muito por aqueles que não a conhecem e ou não praticam os seus ensinos. Certa vez Deus deu uma receita de sucesso para um homem chamado Josué, ele disse: “Fale sempre do que esta escrito neste livro...,. Estude este livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que nele está escrito, se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você será um sucesso.” (Js 1.8 NVLH).
O seu verdadeiro sucesso, a sua verdadeira vitória depende hoje, de você decidir estudar e praticar esse livro em sua vida.

Desafio - Desafie cada membros de sua célula a ler toda a bíblia em 2013 sugerindo a eles um bom plano anual de leitura. (http://www.catedralonline.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=146&Itemid=1930

Traduza a Página para seu Idioma