terça-feira, 12 de julho de 2011

TRÊS COISAS QUE CRISTO NÃO FARÁ COM VOCÊ

Texto: Mateus: 12.18-21

"Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações.
Não discutirá nem gritará; ninguém ouvirá sua voz nas ruas.
Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante, até que leve à vitória a justiça.
Em seu nome as nações porão sua esperança".



Introdução: Existem muita pessoas que gostariam de fazer parte de uma comunidade onde o nome de Jesus está sendo invocado, porém, são impedidas por alguns temores e receios. Pessoas temem ser expostas, envergonhadas e machucadas.


Pensando nisto vamos hoje, baseado no perfil que este texto descreve de Jesus, ver pelo menos três coisas que Ele não faz e não fará com todo aquele que o buscar:
1. Ele não vai brigar com vocêHá pessoas que até reconhecem que precisam de mudanças, mas elas não vêm pra igreja porque imaginan que vão levar uma grande surra, não vêm por medo da bronca que imaginam levar quando chegarem. Talvez esse fosse o receio do filho pródigo. Talvez ele fosse perturbado dia e noite por pensamentos do tipo: “eu fiz muita besteira, eu errei demais, eu não vou agüentar a grande surra que me aguarda.”Mas o texto diz que ele não discutirá, diz que não haverá brigas e nem gritarias, em outras palavras Jesus diz: “Pode vir, eu te recebo, eu te amo."Quem sabe você esteja pensando: “Ele vai me envergonhar, ele vai colocar o dedo na minha cara... Ele vai me expor diante de todos." O texto diz que a sua voz não será ouvida em praça pública, ou seja, ele não expõe ninguém, ele não envergonha ninguém, Ele é amoroso e gentil. "Pode vir... eu não vou te envergonhar, eu vou te amar". “Achegai-vos a mim e eu me achegarei a vos outros”. Ao contrário do que muitos pensam, Ele está ansioso com a sua chegada.
2. Ele não vai quebrar vocêO verso 20 diz: “ele não quebrará o caniço rachado.” Caniço era uma vara de medir, como uma régua, um metro desses que usamos hoje. Como ele era muito frágil, volta e meia estava rachando. Então, a expressão 'não quebrar o caniço rachado' significa: recuperar, restabelecer, restaurar, ao invés de terminar de quebrar. Sabemos que Jesus é especialista em gente, assim nesta figura Ele está dizendo: "Tem jeito pra você, tem jeito pra sua vida, tem jeito para os seus relacionamentos. "Talvez você possa está dizendo: “Minha saúde está danificada, Jesus te diz- 'eu conserto'... Aleluia!. Você pode estar dizendo: "Minha família rachou, talvez o melhor é quebrar com o divórcio de uma vez." – Jesus diz- 'Eu conserto a sua família, basta que você entregue ela a mim.'
Outros estão dizendo: "Eu perdi a minha credibilidade, eu perdi a minha honra..." Não! A sua credibilidade só rachou, mas Jesus vai consertar. Não importa o que tenha rachado em sua vida, Ele restaura. O Senhor hoje te diz: "você veio ao lugar certo". Ele vai restaurar: Seus relacionamentos, sua liderança, sua vida profissional, sua confiabilidade, sua reputação, sua moral, seu crédito, seu testemunho, suas amizades, sua vida financeira. Você só precisa entregar a sua vida a Ele.
3. Ele não vai apagar a pequenina chama que ainda resta em vocêA figura aqui é de uma lamparina, onde não há mais combustível e só há uma pequena fagulhazinha de luz e fumaça. Essa fagulha pode está falando da sua fraca fé que está se esvaindo. Talvez você esteja se afogando em sua fé. Talvez esta fagulha fale da sua falta de entusiasmo em ler a palavra de Deus, em ir aos cultos, em orar, ou em vir às células.
Esta pequenina luz pode estar falando da força que você já não tem mais pra lutar pelo casamento ou pelo seu filho. Quem sabe esta fagulha represente hoje o que restou de sua resistência diante dos constantes bombardeios satânicos que dizem: "desista, desista, desista" ou “não vai da certo” ou ainda: "não há esperança." Quem sabe este pavio represente a sua pouquinha fé diante das intempéries da vida.
Fique tranqüilo: Ele não vai apagar o pavio que fumega – aleluia! Ele não vai apagar o último facho de luz que ainda há em você. Seu pai pode não acreditar mais em você, sua esposa, ou os seus amigos. As pessoas podem não acreditar mais em você, ou até você mesmo pode não acreditar mais, não importa: Ele acredita em você.
Ele não desiste de você. Ele vai investir em você, ele vai colocar mais combustível em sua lamparina. E todos verão a sua luz brilhar como a luz da aurora. Ele vai soprar o Seu espírito sobre você, e vai te fortalecer e te levantar.

Conclusão
Não tenha medo, venha pra Cristo. "Vinde a Mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu lhes dareis descanso" Mateus 11.28














segunda-feira, 4 de julho de 2011

Próximo domingo é nosso EVENCOLHE! Nosso culto especialmente preparado para os não crentes. Traga o seu convidado!

COMO FAZER E MANTER RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS

“O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e consegue admirar suas qualidades.”
“Alguém que é capaz de lhe abençoar tremendamente, está sempre lhe observando".(mike murdock)
Continuando a nossa série de pregações sobre relacionamentos, vamos aprender com uma mulher de Belém chamada Noemi. A grandeza do seu caráter é demonstrada em um relacionamento com suas noras. Um relacionamento que culturalmente tinha tudo pra ser complicado, foi um exemplo para aqueles que desejam descobrir a arte de se relacionar bem, mesmo em circunstâncias adversas.
Listamos algumas atitudes da vida de Noemi e que podemos também se utilizar afim de que possamos fazer e também manter relacionamentos saudáveis.

1 –Procura reconhecer e ver o melhor das pessoas 1.8 “Como usaste comigo e os falecidos”. Há uma frase que diz: “Há um grande amor que é a mais perfeita forma de sabedoria: amar em outrem a sua própria beleza..."
Normalmente há animosidade nos relacionamentos mais próximos, principalmente tratando-se de nora e sogra, mas Noemi, essa grande mulher, faz parecer que suas noras eram perfeitas, pois ela reconhece o valor e os esforços de suas noras, no tratamento consigo e seus filhos...
O grande diferencial de Jesus é que ele conseguiu tirar beleza, onde ninguém via.... Ele olha para uma prostituta e vê suas dores, sua história de rejeição, o desprezo dos homens.

2 – Não seja incoveniente- 3.18 Então disse ela: Espera, minha filha, até que saibas como irá o caso, porque aquele homem não descansará até que conclua hoje este negócio.
Noemi, ao perceber as intenções de um possível pretende para Rute, dá a ela um conselho, ela diz: “Faça tudo isso, e espera, espera para ver o que ele vai fazer.” Em outras palavras: “ não seja incoveniente.”
Há muitos relacionamentos entre pais e filhos, noras e genros, amigos, líderes e liderados que estão sofrendo e até mesmo sendo desfeitos por falta da percepção de que se está sendo incoveniente. É preciso entender que há conhecidos, que há amigos. Cada relacionamento indica um grau de intimidade e um nível de liberdade. Provébio diz que “Há amigos que são mais chegadas que irmãos." Por isso é necessário conhecer os limites de cada relacionamento, não se portar com incoviniência. Se acabamos de conhecer uma pessoa não é conviniente pedir coisas emprestadas ou constrangê-los com pedidos absurdos.
Noemi ensinou isso a Rute e também, embora tivesse grande influência na vida de Rute, não foi incoveniente em nenhum momento.

3 – Não viva cobrando –“ Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe.”
Noemi poderia ter requerido de suas noras pra ficar. Mas ela as deixou livre....
Um relacionamento, que vive a base de cobrança é um relacionamento enfadonho e pesado de carregar.
Quanto mais vivo e me relaciono, descubro que os melhores relacionamentos que tenho são os que estão livres de cobrança... Se tenho que ligar pra fulano se não ele vai pensar que eu não gosto mais dele....Se tenho que dá os parabéns para Maria porque senão ela vai ficar magoada comigo. Esses ‘pressões’ indicam que estes relacionamentos não são saudáveis e são como uma bomba, pronta a ser detonada.
Relacionamentos movidos pela cobrança são pesados. Se nós cobramos o tempo todo porque nossos amigos, pares, parentes não nos ligam, não nos convidam para ir a suas casas, etc., nos tornamos um estorvo, um peso em suas vidas, porque podem até fazer o que queremos, mais por um sentimento de culpa do que pelo prazer de nossa companhia.

3 –Não tenha vergonha de revelar sua alma - 1.21 “não me chame Noemi... Grande amargura me tem dado o Todo Poderoso... Cheia parti, porém vazia voltei.”
Os relacionamentos mais profundos são medidos pela transparência e coragem que temos de dizer quem somos, reconhecendo nossas fraquezas, medos e angústias....
Não estamos dizendo que devemos nos relacionar com todas as pessoas indiscriminadamente. Mas precisamos crescer nos relacionamentos, saber lidar com todos, distinguir os níveis de relacionamento e saber que é imprescindível nos relacionar, pois somos o corpo de Cristo e vivemos em comunidade..
E se você quer cultivar relacionamentos profundos então não tem que simular uma segurança que você não tem, e não precisa ser uma pessoa que você não é...
O grande problema de muitos casamentos é que pessoas simularam ser educadas, polidas.... Mas quando casam se revelam de fato quem são....
Noemi, chega diante daquele povo e fala: “meu coração está estraçalhado.... Deus pesou sua mão sobre mim, SAÍ DAQUI CHEIA, E VOLTO VAZIA...Minha alma está detonada.”
Que coragem dessa mulher!: “Eu não sou essa pessoa que vcs acham que sou, Eu sou essa pessoa que estou dizendo que sou.”

4. Promova os outros.... 3.1” E disse-lhe Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de buscar descanso, para que fiques bem?”
Mike Mudok diz que todos nascemos com o designio de abençoar uma pessoa, um grupo de pessoas. E saber qual o nosso designio deveria ser uma obsessão.
Noemi foi fundamental na vida de Rute. Sem ela Rute Jamais seria ascendente de Davi e da genealogia de Jesus.
Precisamos lutar contra a nossa natureza de não nos alegrar com o sucesso e promoção dos outros. Ainda que sutil, faz parte da nossa natureza caída esse sentimento. Pois devemos sempre desejar e lutar para que as pessoas dos nossos relacionamentos sejam sempre abençoadas e devemos ser canal de bençãos pra vida das pessoas, jamais pedra ou impecílio.

Resultados de bons relacionamentos4. 15 Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.

a. Restaura a alma; Ele te será por restaurador da alma.
b. Estabelecem vínculos que duram; e nutrirá a tua velhice.
c. Supre a nossa necessidade de ser amado; que te ama
d.Supre a solidão:e ela te é melhor do que sete filhos.

Há uma frase que diz: “Se vc se sente só talvez é porque tenha construido muros no lugar de pontes."

Atenção! Estamos Com a igreja de crianças funcionando a todo vapor. Traga Seu filho. Todo domingo às 18 horas!

Traduza a Página para seu Idioma