terça-feira, 31 de janeiro de 2012

COMO VENCER A FOFOCA?

(Ministração inspirada no texto: Fofocas na igreja de Pr. Elmut Rossi)
Quebra-gelo:
-Você já foi vítima de fofoca?
-Você já ouviu alguém falar assim: “Precisamos orar por fulano ou sicrano, ele tem alguns problemas...."
-Você sabia que  a bíblia fala sobre fofoca?

Levítico 19:16-19

A fofoca consiste no ato de fazer afirmações baseadas em fatos concretos ou não, especulando em relação à vida alheia.

Introdução
Nós não somente ouvimos fofocas, também as espalhamos e  muitas vezes somos vítimas delas. É um ciclo dolorido, mas que normalmente só valorizamos quando somos as vítimas.Quando conto adiante algo que eu deveria ter ficado para mim, normalmente o justifico com as palavras: "fulano precisa de oração, pois tá acontecendo isso com ele..." Vocês ficaram sabendo...? Mas então normalmente não oramos, mas falamos bastante da vida dos outros. Naturalmente sempre foi altamente interessante ficar sabendo das últimas histórias sobre uma pessoa ou uma obra.
Mas é importante saber que a bíblia nos adverte claramente sobre o envolvimento com fofocas: "O mexeriqueiro revela o segredo, portanto não te metas com quem muito abre seus lábios." (Prov. 20:19)

1 - O que é fofoca?
I- Emitir julgamentos, espalhar boatos a quem não diz respeito.
 A gente costuma achar que fofoca é algo restrito a algumas mulheres desocupadas que vivem tecendo comentários maldosos a respeito dos outros. Mas a verdade é que a fofoca também faz parte dos males da língua, assim como a crítica, e todos em algum nível caímos nesse mal.
Quantas vezes nossas conversas estão cheias de julgamentos, de boatos, de "ouvi dizer"... escondidos atrás de uma “preocupação”.
A Bíblia diz: "...a boca perversa, aborreço" (Prov. 8:13). Deus nos ordena: "Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo." (Lev. 19:16). Ele também diz: "...aprendem também a viver ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem." (I Tim. 5:13). E no Salmo 101:5, Deus diz: "Ao que as ocultas calunias o próximo, a esse destruirei."
Deus compara pessoas difamadoras com aqueles que não merecem confiança, como assassinos e aborrecedores de Deus. Ele continua, dizendo que aqueles que fazem tais coisas, sabem que merecem a morte. Mas isso não os impede de continuar a fazê-las e até mesmo animar outras a pratica-las (Rom. 1:28-32). Falar algo de alguém é fofoca, quando o que é dito não contribui para a solução do problema da pessoa em questão.
II-  Fofocar é falar, especular, transmitir fatos  e idéias que ferem a reputação das pessoas.
As fofocas não precisam ser obrigatoriamente mentirosas. Muitos pensam: "O assunto é verdade, por isso posso contá-lo a todos." Mas isso não está certo! Dizer a verdade com falsos motivos pode ter efeito ainda mais devastador do que falar inverdade. Lembre-se de que não sabemos todas as informações, mesmo uma fato verídico inclui fatos e detalhes que não conhecemos.

2- Mas se sabemos algo  comprometedor sobre a vida de alguém, como agir?
I – Ir direto na pessoa; (Mat. 18:15e16) Quando somos ofendidos por alguém ou vemos que alguém vive em pecado, temos que ir a essa pessoa e a nenhuma outra!. Se alguém vive em pecado, que valor teria, falar disso a outros? O que os outros irão fazer a respeito? Ao invés disso, é nossa tarefa reconduzir o irmão ou a irmã à comunhão com Deus, mostrar-lhe o ponto escuro em sua vida, que o Senhor gostaria tanto purificar. Se a pessoa não der ouvidos, deve-se dar outros passos. "Irmãos, se alguém for surpreendido em alguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-lo, com espirito de brandura; e guarda-te para que não sejais também tentado." (Gal. 6.:1). Jesus também recomenda que seja levado a instâncias superiores que podem resolver, ou tratar o caso, mas falatórios, especulações com quem não diz respeito é fofoca e totalmente condenável.
II- Não envolver terceiros;
Transmitir a outros nossas mágoas e amarguras e ouvir quando eles falam das suas, é outra área em que devemos ser bem cuidadosos. Se alguém feriu teu amigo, e este te falar da sua dor, provavelmente ficará ofendido por simpatia por ele. Então também te sentirá ofendido e é possível que tome as suas dores, ficando bravo com a pessoa que o magoou. Devemos ter cuidado com nossas impressões, sentimentos, pois nem sempre eles refletem a realidade. Podemos contaminar pessoas com nosso visão deturpada ou amargurada. Devemos entender que toda mágoa é raiz de fofoca, pois normalmente pessoas magoadas tendem querer demonstrar o quanto foram injustiçadas.
Uma briga causada por um pequeno incidente, pode ter conseqüências muito amplas e estender-se por muito tempo, dependendo de quantas pessoas tomam conhecimento dela. Assim é complemente injustificável envolver outros em tuas mágoas. Não temos o direito de ir a outro, exceto a Deus e aquele que nos ofendeu.
III- Não dar ouvidos a falatórios;
Muitos de nós pensamos que somente ouvir não é tão grave quanto espalhá-las. Mas isso não é verdade! Deus diz: " O ímpio dá atenção aos lábios maus; o mentiroso dá ouvidos à língua destruidora (provérbios 17:4)
Em I Samuel 24:9, Davi exorta a Saul: "Porque dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Davi procura fazer-te mal?"
Por que lhes damos ouvidos? Porque estamos tão rapidamente dispostos a acreditar o pior? Na bíblia está escrito: "o amor tudo espera(Cor. 13:7" e também "cobre multidão de pecados" (I Pedro 4.8). Devemos responder de forma educada, mas decididamente: "Desculpe, tenho a impressão que você está contando algo, que eu nem deveria ouvir. Você deveria contá-lo ao Senhor e aquele quem se refere, mas a mim não."
Algumas exortações desse tipo, mataria na raiz a maior parte das histórias de mexericos. Ao menos, as pessoas saberão que seu ouvido não é para isso. Talvez, assim também as estimule uma vez a pensar sobre coisas mais importantes que os assuntos de outras pessoas.
Conclusão
Fofoca e difamação são instrumentos de Satanás. Ele sabe: se consegui dividir-nos e fazer com que lutemos entre nós, estaremos muito ocupados para lutar contra ele. Temos que parar e pensar, antes de falar! Deveríamos decidir em nosso coração, nunca mais dar ouvidos a fofocas ou espalhá-las! Isso é possível pela graça de Deus e através da nossa decisão de fazer a escolha certa! Talvez tenha que pedir desculpas a alguma pessoa. Talvez será preciso revelar amarguras e curá-las. Vai primeiro a Deus e deixa Ele ordenar teu coração! Ele também te dará forças para fazer o restante: (Apoc. 19:7)
















3 comentários:

Traduza a Página para seu Idioma