quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

COMO VENCER O ESPÍRITO DE CRTÍTICA

Quebra Gelo
1. Qual é a diferença entre: Espírito crítico e espírito de Critica?
2. Em sua opinião; existe a tal crítica construtiva? Se existe, quem pode dar um exemplo?
“Não critiquem, e assim vocês não serão criticados!”                 
Leia comigo: Mateus 7.1-5 “Não critiquem, e assim vocês não serão criticados!” 2. “Porque como vocês tratam os outros, eles também vão tratar vocês”, 3. “E por que se preocupar com um cisco no olho dum irmão, quando você tem uma tábua no seu próprio olho?” 4. “Você diria: 'Amigo, deixe-me ajudar você a tirar esse cisco do seu olho', quando você mesmo nem pode enxergar, com uma tábua em seu próprio olho?”5. “Fingido! Livre-se da tábua primeiro, assim você poderá enxergar para ajudar seu irmão”. (Bíblia Viva)
Introdução:
Normalmente as pessoas criticam pelos seguintes motivos.
1. Por estarem magoadas, 2. Por estarem com inveja, 3. Por incapacidade diante do mérito do outro, 4. Por serem  perfeccionistas, 5. Na tentativa de encobrirem os seus próprios defeitos.

Duas tendências de uma pessoa dominada pelo espírito de crítica:
1. Tende a não ver os seus grandes erros mais se mostra intolerante com o pequenos erros dos outros.
2. Tende a não reparar nos noventa por cento de acertos e supervalorizar os dez por cento de erros da outra pessoa.

Como Vencer o Espírito de Crítica
1. Evite a presunção e a superioridade. 
A altivez e a presunção sempre vão preceder o espírito de crítica, a pessoa que está criticando se esquece que ela mesmo é um pecador  limitado que carece da graça de Deus. Alguém mergulhado em Deus e  quebrantado não consegue criticar quem quer que seja. A critica é uma semente, quem planta crítica, também será criticado.

2. Aprenda a diferenciar a crítica do confronto. 
Criticar é: julgar, rotular, condenar, fazer comentários maldosos e sempre com intenções de denegrir e diminuir o outro e geralmente em sua ausência. Enquanto o confronto é algo que acontece sempre na presença do outro, com critério, com amor, discrição e sobretudo com verdade. Enquanto o confronto tem o objetivo de reparar e proteger, a crítica sempre terá o objetivo de quebrar e expor. A critica é pobre enquanto o confronto é nobre. (Tg 4.11-12)


3. Troque a palavra de crítica pela palavra de afirmação
Uma boa forma de vencer o espírito  crítico é substituir a crítica por palavras de apreciação, de motivação ou por elogios.   Enquanto a crítica machuca e entristece, a palavra de afirmação pode gerar vida e  é capaz até de curar um doente. "As palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida" (João 6.63). "Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura. Provérbios 12:18


Conclusão
Um conferencista compareceu ante o auditório superlotado, carregando consigo um pequeno fardo. Após cumprimentar os presentes, em silêncio, enfeitou uma mesa forrada com toalha branca de seda, com dezenas de pérolas que trouxera no embrulho e com várias dúzias de flores frescas e perfumadas. Em seguida apanhou na sacola diversos enfeites de expressiva beleza, e os distribuiu sobre a mesa com graça. Logo depois, diante do assombro de todos, em meio aos demais objetos, colocou uma pequenina lagartixa, num frasco de vidro.
Só então se dirigiu ao público perguntando:
-       O que é que os senhores estão vendo?
-       E algumas vozes responderam discordantes:
- Um bicho!
- Um lagarto horrível!
- Uma larva!
- Um pequeno monstro!
O conferencista então considerou:
- Assim é o espírito da crítica destrutiva, meus amigos! Os senhores não enxergaram o forro de seda branca que recobre a mesa. Não viram as flores, nem sentiram o seu perfume. Não perceberam as pérolas, nem as outras preciosidades. Mas não passou despercebida aos olhos da maioria, a pequena lagartixa...
E, sorridente, concluiu:
- Me pediram para subir a este palco para falar sobre crítica, portanto,
nada mais tenho a dizer.

5 comentários:

  1. Muito Inteligente essa Ministração .. às vezes reparamos mais nos dois FRUTOS ESTRAGADOS que caíram das árvores, do que os 364 frutos bons que ainda restam lá .

    Todos somos críticos enquanto poderíamos ser confrontadores, pois a critica é pobre enquanto o confronto é nobre.

    Lucas Santos

    #VIBE#

    ResponderExcluir
  2. Mais humildade e menos senso de direito.

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz amada igreja.
    Estamos certos de que esta ministração muito nos abençoará nesses dias.
    Tenham todos uma semana de conquistas.
    Renato e Márcia (Tribo de Judá)

    ResponderExcluir
  4. Muito oportuna essa palavra, e assim como Renato e Márcia, também cremos que essa palavra nos abençoará muito nesses dias, e seremos levados a substituir a crítica pelo amor... Alex e Adriana

    ResponderExcluir
  5. preciso aprender mais e falar menos. obrigado.

    ResponderExcluir

Traduza a Página para seu Idioma