quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Como Vencer a Murmuração


Quebra-Gelo
Em que situação você normalmente fica mais propício a reclamar e murmurar?
1.   Nas relações profissionais;
2.   Nas relações familiares;
3.   Quando no trânsito; etc.

Introdução: Murmurar é soltar queixas, lastimar-se em voz baixa,  reclamar, maldizer, resmungar, etc.
Texto: Número 14.1-25
Quando murmuramos, o fazemos na tentativa de mudar ou pelo menos aliviar algum tipo de desconforto, indignação,  prejuízo ou insatisfação que por ventura tivemos e que está afligindo a nossa alma. O problema é que ao invés de aliviar ou resolver o suposto problema a murmuração faz é exatamente o contrário.

Problemas que a murmuração pode gerar:
1. Por causa do poder que há nas palavras, a murmuração pode gerar muitas derrotas na vida do murmurador (Pv 18.21);
2. A murmuração também pode gerar legalidades para o diabo trabalhar na vida do murmurador (Tito 10.8).
3. A murmuração pode nos fazer parecer loucos (Jo 2.9 e 10);
4. A murmuração pode ainda atrair o juízo de Deus sobre os que murmuram (1Co 10.10).
No episódio de números 14 vimos que somente uma minoria conseguiu vencer o espírito de murmuração que havia se instalado entre o povo. E baseado na postura destes vamos ver quais atitudes devemos hoje tomar em nosso dia a dia a fim de também vençamos a murmuração.

1. Reconheça que você é um murmurador, confesse e se arrependa. (Nº 14.2,9,11,19 e 20.
a. A murmuração é um pecado que, se não vigiarmos, o cometeremos todos o dias, porque a vida não é perfeita. Coisas saem erradas a todo momento, planejamentos são frustrados e situações inesperadas acontecem.
b. Quando se murmura, murmura-se contra alguém, mais, em primeira instância toda  murmuração é contra Deus. A murmuração despreza e faz pouco caso do Senhor nosso Deus que de todas as coisas nos supre, por isso, temos que nos arrepender, confessar e abandonar este terrível pecado.

2. Decida ser grato em toda e qualquer situação. (1 Ts 5.18, Ef 5.20)
aReconheça, há mais motivos pra agradecer do que para reclamar. Ao contrário do que fez o povo de Israel, lembre-se de tantas benção, conquistas, livramentos e graças que o Senhor já te deu.
b. Não empreste a sua boca para a ingratidão, com reclamações e queixas, antes louve, bendiga e agradeça a Deus por tudo e em todas as circunstâncias.
c.   Faça como o salmista no salmo 103.1-5. “bendize ó minha alma ao Senhor, e tudo que há em mim bendiga o Seu Santo Nome...”.
d.   Ou  como fez Habacuque, você pode dizer. “ Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.(Hb 3.17-18)”
e.  Toda as vez que você sentir desejo de murmurar, agradeça, louve.

3Procure discernir o Propósito por trás de todas as situações.
a. Deuteronômio 8.16 diz que Deus conduziu o povo de Israel pelo deserto e permitiu tantas dificuldades por causa de um propósito que Ele tinha, mas infelizmente o povo não entendeu.
b. Deus é o Senhor do universo, Ele está no controle. Então procure olhar a baixo da superfície; Por que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, daqueles que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Rm 8.28). Não se precipite, mas como José e Maria, pondere no coração todas as coisas antes de sair praguejando, reclamando e se queixando.
c. Ainda que você não entenda, é possível que haja um propósito de Deus em cada situação.

Conclusão: Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude a vencer este mal que é tão comum em nossas vidas.

Um comentário:

  1. Graça e Paz Pastores. Finalmente consegui acessar as mensagens do blog e temos sido muito edificados com elas.
    Bjs, TRIBO DE JUDÁ

    ResponderExcluir

Traduza a Página para seu Idioma