quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Chaves para uma vida vitoriosa – A escolha

(Estudos baseados no livro Síndrome de Caim- J.Jacó Vieira)

Vamos começar uma série de ministração com o Tema: Chaves para uma vida vitoriosa, que nos levarão a conhecer princípíos bíblicos que nos indicam o caminho para uma vida vitoriosa que agrade a Deus. Nesta primeira vamos falar das escolhas, pois elas definirão o lugar onde chegaremos.

Texto Base: “ Se você fizer o bem, não será aceito, Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta: ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo.” Gn.4.7
Quando nascemos, tudo está fora de nosso controle. Não escolhemos quem serão nossos pais, nossos irmãos, nem quando e onde deveríamos nascer. Mas, à medida que crescemos, começamos a tomar decisões e nos tornamos responsáveis pelas coisas que acontecem em nossa vida: tornamo-nos, inclusive, completamente responsáveis por nossas escolhas e, consequentemente, por nossas atitudes.

No texto de gênesis vemos Deus se dirigindo a Caim, o orientando a fazer a escolha certa, exortando-o que embora o desejo do pecado esteja sobre ele,poderia escolher ser dominado  por ele ou não. Assim como Caim precisava fazer suas escolhas, nos encontramos diante da mesma situação: Todos os dias temos escolhas a serem feitas. Queremos então aqui tratar sobre esse presente: que é o direito de escolher e como essas escolhas determinam a nossa vida. Por isso sobre escolhas devemos saber:

I - O que determina como será sua vida são as escolhas que você fizer;
O poeta Pablo Neruda disse que somos livres para fazer nossas escolhas, mas somos prisioneiros das conseqüências.
Quando Deus disse ao povo: Escolha hoje a vida ou a morte(Dt 30.19), Ele não estava falando de escolher a morte imediata ou a vida em si, mas das escolhas, do tipo de atitudes que o povo teria e certamente resultaria na vida ou na morte. Algumas pessoas acham que suas escolhas estão isentas de consequências. Precisamos entender uma coisa: TODA ESCOLHA ACARRETA CONSEQUÊNCIAS, sejam elas positivas ou negativas. As escolhas têm consequência eterna. Muitas das frustrações, e grande parte parte daquilo que reclamamos hoje são frutos de escolhas que fizemos no passado, ou o fruto agradável das escolhas certas que fizemos.

II– Deus jamais vai escolher por nós;
 “ Deus vai sussurar, ele vai gritar. Ele vai tocar e puxar. Ele vai tomar nossas cargas: vai até tomar nossas bençãos...mas ele não escolherá por nós.”

Deus nos fez homens e não máquinas. Nos fez seres com direito a livre escolha, e é exatamente neste ponto que muitos tem tropeçado. E não medem as consequências, dizendo: “Deus é pai, não vai deixar eu cair numa furada”. Você é responsável. Deus advertiu Caim mas não o obrigou a fazer a escolha certa. Assim também conosco, ele nos orienta através da sua palavra, mas não nos obriga e nem toma decisões por nós.

III - A sua escolha é determinada por aquilo que o domina; Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, POIS O HOMEM É ESCRAVO DAQUILO QUE O DOMINA.( 2 Pedro 2:19)
“São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades.”(Alvo Dumbledore)

Todos nós temos conceitos, valores e desejos. As nossas escolhas são o reflexo do que somos. Por isso precisamos substituitir nossos valores, conceitos pelos valores da palavra, pois se vivermos fazendo escolhas baseadas numa mente divorciada da palavra de Deus, as consequências serão desastrosas. Lembre-se que toda escolha tem consequências eternas. Se temos um dono, um Senhor, devemos buscar fazer as escolhas baseadas na verdade conhecida da Palavra de Deus, pois ela é A VERDADE e ela está acima de CIRCUNSTÂNCIAS, SENTIMENTOS e até mesmo o TEMPO. Os valores e princípios de Deus servem para qualquer lugar e tempo. Podemos escolher quem governa a nossa vida e isso vai determinar as outras escolhas que faremos.

Reflexão(faça essas indagações aos participantes):
                * Quais consequências você tem colhido hoje que são resultado de escolhas que você fez no passado?
               * Quais escolhas você pode fazer hoje para mudar os resultados de amanhã.?
               * Quem é  ou foi o mentor das escolhas mais importantes de sua vida?

                   "A vida é a soma de todas as suas escolhas."




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma