quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Chaves para uma vida vitoriosa- A Disciplina

“Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.” (1 Coríntios 9:25-27)



Na semana passada falamos um pouco sobre escolha como uma das chaves para uma vida vitoriosa. Nesta semana vamos falar de uma outra chave que também é essencial para aqueles que desejam ter uma vida vitoriosa: A disciplina. Por que a disciplina é tão importante? Porque se você não tem disciplina, nenhum plano, nenhuma escolha pode se sustentar por melhor e mais fantástica que seja. Disciplina é o processo de treinamento projetado para produzir o comportamento desejado, ou seja é o que você vai fazer ou deixar de fazer , ou mesmo sacrificar, para alcançar seus objetivos, sonhos e escolhas.

03 componentes da disciplina:


Estabeleça objetivos desafiados e nobres- Algumas pessoas tem projetos muito desafiadores, mas que não tem nobreza. Deus colocou dentro de nós certos sonhos e ambições nobres , descubra-os e faça deles seu projeto de vida. No entanto para chegar onde queremos vai requerer disciplina. Estabeleça metas pra sua vida em todas as áreas. Na vida familiar, profissional, espiritual, relacional. Nunca aceite permanecer no mesmo nível. Escreva seus projetos e os leia sempre. Defina previamente o que terá que fazer para alcançá-los e o que terá que abrir mão, e seja disciplinado em cumprir.


Defina prioridades claras – Você tem que tomar a atitude certa para chegar ao resultado certo. As prioridades precisam ser claras, definidas, pois assim não terá dificuldade em escolher quando estiver que optar por fazer o que tem como prioridade. Lembre-se sempre que as prioridades orientarão a nossa vida, e devemos considerar o conselho de Deus sobre seu reino ser uma prioridade para nós. Esta prioridade jamais deve ser desconsiderada, pois da obediência desta todas as outras dependem, pois buscamos uma vida vitoriosa na ótica de Deus e não apenas do mundo.


Seja persistente- persistência é a habilidade de estar comprometido com alguma coisa até que seja feita. A persistência tem capacitado pessoas a realizar grandes coisas. As pessoas que desistem logo dos seus sonhos, ou que na primeira dificuldade abrem mão, nunca conseguiram ter sucesso, pois a persistência é a característica de todo vencedor... Você precisa aprender a se persistente, terminar o que começou. Isso vale pra todas as áreas de sua vida.


Busque a Auto-motivação – Não espere motivações externas, porque elas podem não chegar. Seja o principal motivador. Quanto mais disciplina você tiver, mas as pessoas vão dizer que você é uma pessoa de sorte. Mas saiba que sorte é o casamento da oportunidade com a preparação. Raramente esse tipo de sorte acontece. Você pode construir sua história com disciplina. Por isso seja sua principal fonte de motivação.

A única coisa na vida que não requer disciplina são os vícios. Infelizmente, ou felizmente, para criarmos bons hábitos precisamos de disciplina. E muitas pessoas infelizmente tem se contentado com a mediocridade em suas vidas porque não estabelecem objetivos claros e definidos, ou quando estabelecem não tem disciplina para realizá-los. No entanto é preciso saber que se a disciplina entrar no seu sistema, ela vai tornar-se natural em tudo o que você fizer, isto é de suma importância, porque se você tem disciplina, você pode ir muito longe!
Perguntas para reflexão:
- Quais áreas de sua vida você se tornou um vitorioso por causa da disciplina?
- Relate um alvo em sua vida que  você tem consciência que por falta de disciplina ainda não conseguiu chegar? (Peso ideal, conclusão de um curso, Propósito espiritual, leitura de um livro, etc...)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma