quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Chaves para uma vida vitoriosa – Integridade


“Quando você tiver apenas sua integridade, você tem mais do que o suficiente”
            A base de toda construção é o alicerce. Sem ele, a chuva, o vento e o tempo certamente levariam tudo ao chão. Este é um simples fenômeno da natureza que ninguém questiona – é um pouco difícil argumentar contra um monte de entulho. Da mesma forma, no nível pessoal, não é assim tão difícil saber quem construiu ou não sua vida num alicerce de integridade. Há uma diferença inegável e com o tempo, ela se torna mais e mais aparente.

 “A integridade dos retos os guia; mas, aos pérfidos, a sua mesma falsidade os destrói”(Pv. 11.3)
- Integridade é onde tudo começa
            A integridade  não é o que você imagina ou deseja ser, é real e mensurável e isso inclui traços tais como:
   Assumir a responsabilidade
   Manter sua palavra
   Ser leal nas pequenas coisas
   Ser honesto
   Levantar-se pelo que é certo
   Manter sua honra
   Ter escrúpulos morais
   Fazer as escolhas certas
   Nunca culpar os outros
            A integridade é algo que ninguém consegue fingir que tem, ou se tem ou não se tem. Elas  se revelam nas escolhas, situações, obstáculos, oportunidades e adversidades que vivemos. Se seu alicerce é integro, suas decisões irão ser encharcadas disso. Se não, isso também ficará evidente.

- Integridade tem o seu preço e vale mais que tudo
            O dinheiro e interesses pessoais não podem ser o fator decisivo para que você seja honesto ou não. Há uma história bem interessante que diz: Certa vez um jovem foi a um homem sábio, pedir conselhos. O homem sábio disse que só queria saber uma coisa.
Ele propôs uma situação imaginária. Ele disse - “Imagine que você nunca seria pego e ninguém seria machucado. Ninguém perderia nada. Se estas circunstâncias fossem garantidas, você mentiria por $10,000 dólares?”
O jovem pensou um pouco e respondeu. “Sim, por $10,000 e ninguém saberia e ninguém seria machucado. Eu mentiria.” O sábio balançou a cabeça e disse. “Tenho outra pergunta. Você mentiria por dez centavos?”
Furioso, o jovem indagou “Que tipo de pessoa você acha que eu sou?”
O sábio respondeu. “Eu já sei que tipo de pessoa você é. Estou apenas tentando estabelecer seu preço.”
É importante decidir que nada vale mais do que sua integridade, mesmo que você perca dinheiro, fama e amizade no processo.

-  Compensações  da Integridade
-          Benção de Deus – “A posse antecipada de uma herança no fim não será abençoada.” (Pv. 20.21)
-          Proteção divina - “Quem anda em integridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido” 10.9 , “A justiça guarda ao que anda em integridade, mas a malícia subverte o pecador (13.6)
Conclusão: Integridade – Você precisa estar comprometida com ela
            Na sua essência, a integridade requer fidelidade, honestidade, obediência e muito mais.
            Devemos entender que como tudo na vida é preciso decidir seu íntegro, ainda que isso nos custe dinheiro, tempo e alguns prejuízos temporários. Ela pode ser constrangedora para aqueles que não querem fazer o que é certo, enquanto liberta aqueles que reconhecem os benefícios de ser íntegro. Isto acontece porque a integridade, em sua base, é algo que tem a ver com o coração, pois podemos não ter nada na vida, mas se tivermos integridade então já temos  mais que o suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma