quarta-feira, 18 de julho de 2012

Sete dicas de como manter a cura

“E, sabendo-o a multidão, o seguiu; e ele os recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura.”( Lucas 9:1)

Durante dias estivemos ministrando sobre Cura Interior, entendemos que a conquista do nosso interior é tão importante quanto o exterior. E como servos de Deus ele é o único a quem devemos servir.
 Por isso para encerrar esse série, vamos rever resumidamente tudo que falamos, dando  dicas de como manter uma vida de saúde emocional

1.     Tenha Deus como senhor, não seja escravo de suas emoções - Lembre-se que quem governa nossa vida é Deus e não não os sentimentos
2.     Confesse todo  pecado e qualquer indício de ferida:
Lembre-se que o oculto é a área de atuação do Inimigo. Só a confissão abre porta para a cura.

3.     Seja menos duro com você e  tenha misericórdia dos outros:
 Saiba que o perdão de Deus está liberado para você, entretanto está atrelado ao perdão que você dá. Faça uma aliança de criticar menos e amar mais. Veja todas as pessoas como carentes da Graça do e amor de Deus  assim como você.
4.     Tenha o perdão como estilo de vida: anuncie o perdão antecipadamente. Treine sua alma para isso.
5.     Recicle-se: Leia livros, participe de congressos, escute mensagens e faça seus próprios estudos sobre esse tema.
6.     Nunca abra mão de ser uma pessoa curada: Esqueça todas as mentiras de satanás.  Lute diariamente pela terra chamado coração . Nunca se entregue, derrube os gigantes, expulse os inimigos, destrua as fortalezas, substituindo pelas verdades de Deus.
7.     Creia na palavra e nas promessas de Deus pra sua vida: Assuma sua identidade de livre em Cristo Jesus.
(Ministre essas dicas... Leve os presentes a declarar cada dica separadamente e Ore por eles e ministre uma nova vida)

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Conquistando a Terra chamada Alma

E deram o seguinte relatório a Moisés: "Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela.Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque. Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão".Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! "Mas os homens que tinham ido com ele disseram: "Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós". E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: "A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura. Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles". (Números 13:27-33)
            O povo de Israel foi viveu por 430 anos sob um regime de escravidão. Deus tinha dado a eles uma terra boa que manava ‘leite e mel’. Entretanto aquele povo depois de tanto tempo sendo escravos acostumaravam-se a pensar como escravos, sentir como escravos e agir como escravos. Deus queria tratá-los a fim de que pudessem possuir a terra e viver como livres. Mas foi um processo longo, pois embora eles tivessem saído do Egito, o Egito ainda não tinha saído deles. O dar é de Deus, mas o possuir é nossa responsabilidade.
            Deus mandou que eles conquistassem a terra de Canaa. E a conquista de terra era a representação da conquista de sua própria alma, pois os gigantes externos só poderiam ser vencidos a partir da conquista dos inimigos internos... “Eles se viam como gafanhotos diante dos gigantes...”
            Já falamos que a nossa alma é a nossa área de conquista, e ela só é possível acontecer quando fechamos as brechas e expulsamos os inimigos do nosso terrítório. Então, a conquista  da Terra chamada alma se dá de duas formas:
I - Cuidando das portas:
        Assim como uma cidade. A alma tem portas que precisam ser protegidas. Decidir o que entra e o que sai é  responsabilidade nossa.
        Por isso se você abre a porta para lixos, demônios vão se sentir a vontade. O que você deixa entrar, vai definir o tipo de pessoa que você será. Tire todo lixo de sua alma, proteja suas portas e comece a exercitar  e viver a palavra de Deus. Deixe que os valores  de Deus guiem você.
II- Destruindo fortalezas :
        As prisões na alma consistem EM PENSAMENTOS MALIGNOS que se estabelecem, principalmente,  por causa de feridas, injustiças sofridas e informações destorcidas que recebemos.
        Você precisa confrontar esses raciocínios contrários à mente de Cristo, que têm o poder de sustentar um quadro espiritual de miséria sobre vários aspectos da vida  e dos relacionamentos.
        Esses raciocínios são interpretados pelo apóstolo  Paulo como FORTALEZAS(2 Co. 10.4), ou seja, um cárcere construído por pensamentos contrários a palavra de Deus e a única forma de vencê-los são substituindo-os pelas verdades bíblicas.
       Vamos ver quatro fortalezas(raciocínios contrários a palavra) que precisam ser confrontadas e deixadas de lado a fim de que possamos alcançar uma vida emocional e espiritual saudável:
            a. Síndrome do Conformistas – 'A vida é assim mesmo'- diz o conformista.  Uma fortaleza  nos leva a dar desculpas para tudo que nos acontece. Os conformistas não agem, são expectadores  da vida. São conformados com as feridas, com o pecado. Não têm sede de mudança. Acostumaram-se a viver uma vida mediocre, dão o mínimo e recebem o mínimo da vida. Acostumam-se a um casamento ruim e dizem: ‘É assim mesmo.’ Conformaram-se com o pior em muitas áreas de sua vida, porque não estão dispostos a lutar e ‘pagar o preço’. Vença essa fortaleza! Esse raciocínio maligno. Não se conforme com as feridas, com o pecado. Saia do comodismo e substitua-o pela palavra: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”(Romanos 12:2)

            b. Síndrome do Coitado – ‘Por que as coisas são assim pra mim?’- diz o coitado. Na verdade essa síndrome faz com que nós queiramos que as pessoas sintam pena de nossa vida, de nossa história. A vida sempre parece um drama, nossa situação  sempre a pior. Essa fortaleza gera pecado, porque usamos a culpa como manipulação. Normalmente pessoas que sofreram traumas tem mais tendência a se sentir assim, mas essa fortaleza precisa ser destruida e substituida pela verdade:Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”(Romanos 8:37)
            c. Medo de reconhecer erro – ‘errar é humano, mas eu não reconheço os meus erros’. Nós achamos que ao reconhecermos erros é humilhante, mas isso nos faz nobres. Estamos lutando contra o orgulho e todas as tendências carnais de nossa alma quando reconhecemos nossos erros. Erramos no passado e continuaremos errando, pois somos humanos, mas há uma fortaleza que nos impede de admitir nossos erros e pedir perdão. É preciso derrubar também essa fortaleza a confrontando com a palavra: Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.(Salmos 51:4)
"O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’.Lucas 15:21
 
            d. Medo de correr riscos- O medo da crítica, do vexame, da rejeição, do pensamento alheio, dos olhares. Medo de relacionamento não dá certo. Medo de assumir a responsabilidade. Medo que as pessoas o critiquem. Medo de perder, medo... O medo é um grande gigante a ser vencido. Os corajosos não são aqueles que não tem medo, são aqueles que resolvem fazer o que devem, apesar do medo. “Não tenha medo; você não sofrerá vergonha. Não tema o constrangimento; você não será humilhada. Você esquecerá a vergonha de sua juventude e não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez.”(Isaías 54:4)
“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.”(Isaías 41:10)
           
 Conclusão:
            Todas as fortalezas se estabelecem por causa das feridas. Elas são erguidas no local onde se abrem feridas, por isso o Diabo vai usar situações e pessoas a fim de nós ferir, para que ele tenha acesso garantido. Por isso, insitistimos com o remédio do perdão,  pois a ferida quando não tratada, mais grave ela vai se tornando... Ferida gera mágoa, mágoa se transforma em amargura, amargura se transforma em vingança e vingança se torna em assassinato ou suicídio. Ferida não tratada infecciona e vira ninho de vermes.... Precisamos ser radicais no tratamento das feridas.
            Por isso a cura interior e a libertação  andam juntas, porque libertação é o processo de expulsar os demônios que se apossaram das feridas. E se não houver “limpeza” os demônios voltam a atuar.
             Assim como feridas físicas são um chama para os vermes, as feridas na alma criam uma terrível oportunidade para as especulações e raciocínios malignos serem implementados. Vamos destruir todas as fortalezas e viver as verdades de Deus.
Obs. Ore quebrando fortalezas na vida de pessoas, peça que elas declarem quais fortalezas(pensamento sobre elas, Deus e pessoas contrários à palavra) precisam ser derrubadas. Enfatize que feridas precisam ser curadas a fim de que essas fortalezas não sejam reerguidas.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Curando relacionamentos






Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho,  e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão. Mt 7.1-5


Introdução
Deus criou o homem para se relacionar com Ele. A base de todo homem são os seus relacionamentos. Ninguém cresce isolado. É se relacionando que nos desenvolvemos. Nossos relacionamentos moldam nosso caráter e também o que somos emocionalmente. Eles são tão importantes que Jesus resumiu toda a Lei em dois mandamentos: o relacionamento entre Deus e o homem e o relacionamento entre homens e homens.

Sabemos que toda relacionamento exerce influência em nossa vida. Foi por causa do relacionamento de Deus com um homem que a terra foi preservada (Noé). Foi o relacionamento entre Nora e Sogra(Ruth e Noemi) que possibilitou uma mulher de outra nação ser a Bisavó do Rei Davi...Ascendente de Jesus.

Mas também foram relacionamentos desaprovados que fizeram homens como Sansão, Salomão e Acabe se desviarem do propósito de Deus.

Enfim, a vida é feita de relacionamentos! Mas apesar disso, eles têm sido o maior desafio das nossas vidas. Muitas pessoas têm crescido intelectualmente, financeiramente, mas quando são desafiados a se relacionar suas feridas, traumas, imaturidade veem à tona. Elas têm ideias erradas a respeito do que é um relacionamento saudável e o poder que eles exercem sobre nós.

Há pessoas doentes e perturbadas emocionalmente porque um dia foram injustiçadas e machucadas por pessoas. Já falamos que O perdão promove reconciliação onde a indiferença quebrou relacionamentos.

Por isso precisamos entender que a CURA INTERIOR também significa cura de relacionamentos, pois são eles uma necessidade humana. Assim listamos 04 verdades sobre relacionamentos, visto que Deus nos criou com esta necessidade, é porque Ele quer que vivamos de forma plena e de maneira que eles sejam instrumentos de alegria e cura para nossa vida:


1º - Ninguém é perfeito;
“Nós não somos perfeitos, não viemos de uma família perfeita, não temos um casamento perfeito, não temos filhos perfeitos nem frequentamos uma igreja perfeita. Consequentemente, nós temos queixas uns dos outros. Na verdade, nós decepcionamos as pessoas e as pessoas nos decepcionam. Nossas fraquezas e feridas se revelam em nossas palavras e atitudes. Sem o exercício do perdão ficamos entupidos de mágoas e a mágoa gera raiz de amargura no coração. Não somente isso, a amargura perturba a pessoa que a alimenta e contamina as pessoas ao redor.” (H.D. Lopes)

Há pessoas que a opinião que elas têm de outras pessoas é a que ela herdou de outros. Muitas opiniões que você nutriu de outras pessoas estão recheadas de feridas, despeito e desamor.

Tenha certeza que se você assumir a posição de cobrar menos e ser mais clemente e compassivo com os erros dos outros você vai viver melhor.

Quem perdoa uma ofensa mostra que tem amor, mas quem fica lembrando estraga a amizade Pv.7. 9(BHL)

2º - Ninguém é igual;
Todos somos diferentes. Normalmente olhamos as pessoas com os óculos da nossa experiência. Acontece que cada um teve uma experiência de vida que fez dela o que é. É claro que isso não deve ser usado para justificar comportamentos criminosos, doentio, mas infelizmente por trás de muitos desses comportamentos há experiências negativas com relacionamentos frustrados, abusivos...

Para vivermos relacionamentos saudáveis devemos aceitar que pessoas são diferentes e não devemos exigir que todos sejam como nós, faça como faríamos, tenha a reação que teríamos, pois isso também é doentio.

Quando você exige (consciente ou inconscientemente) que alguém seja como você a fim de aceitá-lo você machuca e é machucado. E normalmente é assim que vivemos, constrangendo, impedindo as pessoas de crescerem e aprenderem. Atenção! Maridos, mulheres são diferentes de homens! Mulheres, homens não são como você. Pessoas têm temperamentos, educação, histórias diferentes e aceitar isso é um passo importante na cura dos relacionamentos.

3º - Deus nos mede pela medida que medimos;
Seu julgamento é uma semente plantada que, pela lei, algum dia terá de colher. Então semeamos um julgamento minúsculo e colhemos, vez após vez, mais e mais em nossa vida. A medida que você usar, será a medida usada em você.

Somos treinados a ver de longe as falhas das pessoas. Somos críticos, justiceiros. Essa tem sido a medida que estamos medindo. Decida ser misericordioso com os erros das pessoas. Aquele que não tiver misericórdia, também não será tratado com misericórdia. Se você é do tipo que quer colocar todos os pingos nos “is”, assim será a sua vida, você terá que dá conta de tudo.

4º- Deus fará acontecer a você aquilo que você faz acontecer na vida das pessoas. 
Essa é uma verdade que as pessoas esquecem. “Aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. (Gl. 6.7). Há muitas vidas amarradas, portas fechadas na vida das pessoas porque assim elas decidiram tratam os outros. Decida tratar qualquer pessoa com respeito, mesmo quando elas não merecem. Seja verdadeiro, mas não precisa ser mal educado... Use sempre a verdade com amor....Seja um pacificador e não um motivador de contendas... Que a sua língua seja medicina, no tempo certo e na dose certa! Creia, você colherá tudo aquilo que plantar nos relacionamentos. Muitas vezes de onde você menos espera, terá o favor de pessoas que nem te conhecem, Deus inclinará o coração das pessoas para você, quando resolver usar a lei da semeadura.

Conclusão
Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantermos comunhão com os outros, e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado. (IJo. 1-7)


terça-feira, 3 de julho de 2012

 IMPORTANTE!

        OLÁ, AMADOS DISCÍPULOS, NESTE MÊS DE JULHO ESTAREMOS EM JEJUM DE GULOSEIMAS. SEGUE LISTA ABAIXO:

     SORVETES, PICOLÉS, PUDINS,  CHICLETES, BALAS, MOUSSES, MANJAR, PAVÊS, BISCOITO RECHEADO, BOLOS RECHEADOS OU COM COBERTURA, CHOCOLATES, BOMBONS, BRIGADEIROS, BEIJINHOS, DOCES EM GERAL.

            QUE O SENHOR NOS ABENÇOE TREMENDAMENTE!


Traduza a Página para seu Idioma