terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO

I. Introdução:

O compartilhar da palavra de hoje terá como base a parábola que talvez seja a mais conhecida das parábolas de Jesus: A parábola do Filho Pródigo.  Ainda que esta parábola tenha recebido este nome, sabemos que ela conta muito mais a história de um pai que ama do que a de um filho insensato e esbanjador. Por ter tantas lições nesta parábola focaremos basicamente nas atitudes do filho mais novo.

II. Leia Comigo: Lucas 15.11-24

III. Interessante: 
O que esse filho mais moço fez foi algo muito terrível, porque herança é algo que se requer após a morte dos pais, mas ele a quis enquanto seu pai ainda estava vivo.  Assim, ele estava tão determinado em pegar a sua herança e ir embora que talvez não tenha percebido o quanto afrontou o seu pai.

IV. Perceba o ensino: 
A parábola do filho pródigo na verdade faz parte de uma trilogia, ou seja, um sequência de três parábolas que aparecem em Lucas capítulo 15 que falam a respeito de coisas que foram perdidas e depois reencontradas.
  1. (v. 11-13) Já aprendemos que decisões decidem destinos. Então vamos tentar enumerar cada uma das escolhas feitas pelo filho mais moço que resultaram em terríveis consequências: (peça aos irmãos que repararem no texto e  participem)
  2. (v.15-16) Em sua opinião,  diga pelo menos um fato que contribui para levar aquele rapaz ao arrependimento. (estimule e participação de todos)
  3. (v. 17-21) Baseado neste relato bíblico, o que de fato caracteriza o verdadeiro arrependimento?. (quais atitudes do rapaz deixam claro o seu arrependimento?)
V. Aplicação: 
A nobreza do arrependimento está no fato de podermos humildemente voltar atrás em decisões erradas em tempo de consertar coisas e encontrar perdão e reconciliação.
  1.  Deus, aqui e hoje, fez você lembrar de alguma decisão, atitude ou comportamento errado que precisa ser consertado?

a.     Nas relações familiares:  conjugue, filho, pais...
b.     Nas relações no trabalho; colega, patrão, chefe...
c.      Nas relações da igreja: irmãos, líderes, pastores...
d.     Nas questões morais: mentira, impureza, mágoa, traição, etc.

VI. Conclusão - Uma coisa precisa ser dita: Quanto mais demorarmos em voltar atrás nas escolhas erradas que fizemos, mais difícil vai ficando de fazê-lo, e mais complicadas vão se tornando as coisas ao nosso redor. Corra, ainda há tempo de encontrar perdão e reconciliação. 
"que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que confessa e deixa alcançará misericórdia. Provérbio 28.13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma