quarta-feira, 29 de maio de 2013

A Bênção do Perdão Mediante a Confissão


Introdução:
Às vezes somos tentados a achar que Deus nos abandonou, e que não quer mais ouvir a nossa voz, mas o texto de Isaías 59.1 e 2 diz que a mão do Senhor não está encolhida que não possa salvar e nem os seus ouvidos fechados para que não possam nos ouvir, mas são os nossos pecados que fazem separação entre nós e o nosso Deus e são eles que não deixam que Ele nos ouça. A fim de resolver este problema que é nosso, Deus colocou a nossa disposição o princípio da confissão e o princípio do perdão e é sobre este tema que vamos compartilhar a mensagem no dia de hoje.
Leia Comigo: Salmo 32.1-5
Extraindo e Aplicando o Ensino:
  1. Segundo os verso 3 e 4 o que acontece quando calamos os nossos pecados? Quais são as consequências dos pecados não confessados?
  2. Em sua opinião quais as implicações da confissão de pecados? (confissão implica: reconhecer a culpa, em ser transparente “sem hipocrisia”, em arrependimento, e em abandonar o pecado).
  3. Com uma frase defina o que significa para você o “Perdão”? Sugestão: Perdão significa..., ou Perdão é...
  4. Com uma frase defina o que significa para você “Confessar”, ou “confissão”? Sugestão: Confessar é...
  5. Já que nada pode ficar oculto aos olhos de Deus (Pv 15.3), Por que então insistimos tanto em esconder os nossos pecados do Senhor? Qual é a sua maior dificuldade para confessar o seu pecado?
  6.  A bíblia diz que o salário do pecado é a morte (Rm 3.23), ou seja, o pecado é grave, ele mata. A fim de ilustrar esta verdade bíblica, quem aqui poderia compartilhar a respeito das perdas que teve em sua vida por consequência do pecado? O que você viu morrer em sua vida por causa do pecado?  (oportunidades, saúde, relacionamentos, famílias, etc.)
  7. Considerando Provérbio 28.13 e os verso 1 e 2 deste Salmo; o que acontece depois da verdadeira confissão?
Conclusão
     Todo pecado que cometemos, em primeira instância é contra Deus, depois contra o próximo e ainda contra nós mesmos. Confessar é jogar luz nas trevas do pecado.
A confissão é uma bênção de Deus que precisa ser assimilada e praticada em tempo. Segundo o verso 6 deste salmo existe um tempo oportuno para o arrependimento e para a confissão. Que Deus tenha misericórdia de nós e não deixe que caiamos no erro de Esaú que mesmo buscando a Deus com lágrimas não achou lugar para o arrependimento, pois já era tarde demais. (Hb 12.16-17)
Você que está aqui hoje corra para os pés do senhor, confesse o seu pecado e deixe, não se demore. Deus tem perdão, misericórdia e graça para você. 

quinta-feira, 23 de maio de 2013


IMPORTANTE!


QUERIDO(A) LÍDER DE CÉLULA

 

NÃO FOI POSSÍVEL A PUBLICAÇÃO DA MINISTRAÇÃO DAS CÉLULAS DESTA SEMANA.

NOS ARQUIVOS DO BLOG, VOCÊ ENCONTRARÁ POSTAGENS DE MINISTRAÇÕES ANTIGAS,

OBRIGADO PELA COMPREENSÃO!!! 

quarta-feira, 15 de maio de 2013

REENCONTRANDO OS VALORES PERDIDOS DO LAR


Leia comigo: Lucas 15.8-9 - A Parábola da moeda perdida
Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la? 9 E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: 'Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida”. (Lc 15:8,9 - NVI
).

Introdução: Em Lucas capítulo 15 Jesus conta três parábolas a respeito de coisas que foram perdidas e depois foram reencontradas. A parábola da ovelha perdida, a parábola da moeda perdida e a parábola do filho perdido. No contexto, (verso 2) vemos os fariseus criticando o Senhor porque ele se reunia para comer com os pecadores, então ele conta estas parábolas para falar do grande amor de Deus pelos pecadores e da grande alegria que acontece no céu quando um pecador se arrepende e se rende a Deus. Mas, considerando que a mulher perdeu a moeda dentro de sua própria casa, eu gostaria de usar esta estória para:
  1. Estimular os irmãos a refletirem a respeito de algumas coisas muito valiosas que a família de hoje está perdendo dentro de casa.
  2.  Estimular os irmãos a ver que a exemplo da mulher da parábola é possível mediante atitudes bem claras e reencontrarmos valores que ora foram perdidos dentro de nossas próprias casas.
Extraindo e aplicando o ensino:
        Gostaria que fizéssemos três atividades aqui hoje:
        1º -   Vamos listar agora de três a cinco principais coisas ou valores que a família moderna mais perde hoje em dia.       
        2º - Agora que já listamos, em sua opinião o provoca estas perdas, por que acontecem?
      3º - E quais as consequências dessas perdas para a família ou sociedade como um todo?
  1. Para Jesus, parece óbvio que uma pessoa que tenha dez moedas e, ao perder apenas uma, vai logo procurá-la até encontrar. Em sua experiência familiar quais são os valores ou coisas valiosas você viu se perdendo ao longo do tempo dentro de sua casa e que você sabe que devem ser reencontradas? (quem gostaria de compartilhar a sua experiência)
  2. A exemplo da mulher que ascende a luz, varre e a casa e procura atentamente até encontrar a moeda, o que você acha que deve ser feito pela família que percebe que muitas coisas do lar já foram perdidas ao longo dos anos?
  3. A fim de reencontrar valores perdidos em sua casa o que especificamente você acha que deve ser varrido do seu lar a partir de hoje?
  4. Ao encontrar o que estava perdido a alegria voltou para o lar daquela mulher. Alguém gostaria de compartilhar sua história de restauração familiar quando a tristeza deu lugar a alegria?
Conclusão
Existem famílias que perderam tanto, tanto, que não conseguem mais olhar para o futuro com esperança. Mas eu gostaria de dizer algo: A sua família pode estar morta e até em estado de putrefação, mas,  ouça o que o Espírito de Deus manda te dizer hoje: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;”.  (João 11:25).
Jesus pode trazer vida para a sua família de novo. Para sua relação como o seu marido, filho, filha, mãe, esposa, em fim, Ele tem todo poder e tudo é possível ao que crê. Faça como Zaqueu e convide hoje mesmo o Senhor Jesus pousar em sua casa e haverá transformação e salvação neste lar. 

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Salmo 127 – Os Construtores do Lar


Introdução:
Os nossos compartilhamentos neste mês de maio, terá a família como o nosso tema central, e o texto que vamos usar hoje é o salmo 127, um salmo que vai falar do cuidado do Senhor para com esta instituição tão maravilhosa chamada família.
Interessante:
Veja estes dados alarmantes que não param de crescer: Cresce o número de adolescentes que se tornam mães solteiras, cresce o número de adolescentes que abortam pela primeira vez, aumenta ano a ano o número de jovens que são portadores de doenças sexualmente transmissíveis. 13% dos usuários de drogas no Brasil possuem entre 10 e 14 anos. A cada ano no Brasil 6 adolescentes, em média, tiram as suas próprias vidas. O aumento do número de divórcio no Brasil em 2010 foi de 300% em relação a outros anos recentes.

Leia Comigo: Salmo 127
  1. Em sua opinião, o que este salmo quer dizer com “Se o Senhor não edificar a casa”?
  2. Estaria o texto se referindo aos princípios que Deus criou e que funcionam como bases para a construção da família? Se é isso, quais os princípios bíblicos que regem a constituição de uma família? (amor, fidelidade, aliança, intimidade, monogamia, heterossexualidade, indissolução, comunicação, etc.)
  3. Segurança é um dos itens mais importantes na construção de uma casa, e nós sabemos que os princípios da palavra de Deus funcionam como verdadeiros muros que protegem a família. Em sua opinião, quais são os maiores inimigos da família nos dias de hoje e o que eles causam?
  4. A quais desses inimigos a sua família especificamente está mais vulnerável, o que você acha que pode fazer para mudar este quadro?
  5. O que o verso dois está querendo dizer com: “...aos seus amados Ele dá enquanto dormem”, estaria Deus reprovando o trabalho e estimulando a ociosidade e a preguiça? Explique:
  6. Você acha que o excesso de trabalho ou atividades fora do lar podem ser um inimigo da família? Como você pessoalmente tem lidado com isso?
  7. A partir do verso três o salmo vai tratar sobre o relacionamento entre pais e filhos. Pais felizes não ficam envergonhados diante dos inimigos. Pais felizes veêm os filhos como herança e recompensa do senhor. Enquanto que filhos felizes tornam-se verdadeiras flechas ligeiras e certeiras lançadas ao futuro pelo arco de seus pais.  Considerando este texto como você definiria o seu relacionamento com os seus pais? Ou no caso de ser pai, como você definiria o seu relacionamento com os seus filhos?
  8. Diante desta ministração de hoje o que o Senhor falou especificamente e pessoalmente para você fazer no tocante a sua família?
Conclusão
Quem foi que inventou o casamento? Pergunta alguém muito frustrado em seu casamento. O casamento não é fruto da imaginação humana,  quem inventou a família foi o Senhor Deus. Sendo assim família é uma grande bênção. A questão é que muitas vezes homem e mulher não constrõem os seus lares de acordo com os princípios e valores do principal construtor e projetista da família. Por causa disto, dados como aqueles mencionados no início só aumentam.
  • Nossa oração: É para que o Senhor nos ajude a ser pessoas sábias que não abrem mão de construir o lar sobre a rocha.
  • Pensamento: Nenhum sucesso em qualquer outra área da nossa vida, compensará o fracasso no lar.”.

segunda-feira, 6 de maio de 2013


Sugestões de bons livros para leitura no mês de maio

Se eu começasse minha Família de Novo (J. M. Drescher)
A mulher que quero ser (Barbara Sullivan)
Amor que não se apaga - (Dr. Ed Wheat)
Amor o que ela mais deseja, Respeito o que ele mais precisa (Emerson Eggerichs ) *
Filhos precisam de pais (A. Petersen)
Casamento blindado  (Cristiane Cardoso)
O que todos os filhos precisam saber- (GAIL MARTIN)
Disciplina um ato de Amor(Roy lessin)
101 Idéias criativas para a família( David John Merkh & Carol Sue Merkh)
A arte de permanecer casado (Jaime Kemp).
Como realmente amar seu filho rebelde (Ross Campbell)
Sete necessidades Básicas da Criança (J. M. Drescher)
Restaurando a Famíla (Hernandes Dias Lopes)

* Um dos melhores livros que já li sobre casamento(Pra Sônia Cerqueira)

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O SENHOR É O MEU PASTOR


Introdução
Hoje vamos meditar no salmo 23 que de maneira muito explícita mostra como Deus se interessa pelas várias áreas da nossa vida. Entretanto frequentemente nos esquecemos desse cuidado de Deus e nos perdemos entre preocupações e ansiedades por tentar resolver os problemas por nossas próprias forças.
Leia comigo: Salmo 23
Interessante: 
Ao longo dos séculos, nenhum outro texto bíblico tem proporcionado tranqüilidade, coragem, ânimo e esperança a tantas pessoas quanto o Salmo 23. Suas palavras são as mais conhecidas e amadas dentre os livros do Antigo Testamento. Davi que já havia sido pastor nunca esqueceu a estreita relação que existe entre um pastor e as suas ovelhas; essa é uma das imagens mais claras que ele encontrou para representar o amor e os cuidados que tanto Deus tem por seus filhos.

Extraindo e Aplicando o Ensino:
  1. Ao ler este salmo hoje, o que mais chamou a sua atenção?
  2. Por que este salmo se aplica somente àqueles que servem a Deus?
  3. Segundo este texto, o que o pastor faz especificamente por suas ovelhas?
  4. Quem aqui teve uma experiência este mês que pode ilustrar esta direção, cuidado, suprimento, refrigério e proteção de Deus por seus filhos?
  5. Em sua opinião, qual o significa da frase: “Nada me faltará”?
  6. O que na prática é para você deixar Deus ser o seu pastor?
  7. Considerando esta reflexão de hoje, o que Deus falou  pessoalmente para você fazer?

Conclusão:
O Salmo 23 é uma mensagem ao coração do crente que deseja desfrutar da companhia do divino Pastor, viver uma vida de lutas e vitórias, uma vida de abundância e até andar pelo vale da sombra da morte e não temer o perigo, porque o Pastor está com você, e por certo você vai vencer.
Não tenha medo. Ele está com você para te fazer vencedor. Não importa se o lobo está à espreita tentando te alcançar. Confia, o Senhor vai te guardar do perigo e te levar ao lugar seguro e de descanso.
Nossa oração: É para que Deus nos livre de nossas ansiedades e preocupações e nos ajude a desfrutar cada vez mais de sua direção e cuidado.
Pensamento: Se Deus não conseguir cuidar de mim, quem conseguirá?
Sugestão de texto para devocionais: Salmo 46, Salmo 91, João10.1-28, Isaías 41.10, Mateus 6.25-34, Salmo 37, Romanos 8.

Traduza a Página para seu Idioma