quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A Verdadeira Liberdade dos Verdadeiros Filhos de Deus


Quebra-Gelo: O que você mais admira em seu pai?
Verificando a Aplicação: Na semana passa compartilhamos sobre o tema: “Visita de Amor”. Quantos aqui foram desafiados naquela ocasião a  fazerem uma visita de amor? Quem aqui fez a visita? Quem em rápidas palavras gostaria de compartilhar como foi?
Leia Comigo: João 8.31-46
InteressanteAlguns dias depois da minha conversão fui a uma festa e um ex-amigo de farra me ofereceu uma bebida pelo que não a aceitei, ele não satisfeito me perguntou: " por quê? você agora está proibido de beber?" Eu prontamente lhe respondi: não! É exatamente o contrário, antes, eu estava preso pela bebida, mas agora eu estou livre para beber.
Todas as pessoas dominadas pelo pecado acham que  controlam o pecado, quando na verdade são escravos dele. E por isso que o Apóstolo Paulo disse: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém, todas as coisas me são lícitas, mas  não me deixarei dominar por nenhuma delas."
Introdução:
No capítulo oito de João está registrado um dos discursos mais duros de Jesus, o discurso foi tão forte que os seus ouvintes não o aguentaram e pegarem pedra para de matá-lo. Vamos hoje meditar nesta porção do discurso que vai do verso 31 ao 46. Nela, ficamos sabendo que os verdadeiros filhos de Deus são livres das amarras do pecado.

Extraindo e Aplicando o Ensino:
  1. Em sua opinião, o que significa permanecer firme na palavra de Jesus? 
  2. (v.31), (1 Jo 2.5 e 3.24)
  1. Em sua opinião, qual a correlação entre; discípulo, verdade e liberdade? (vs. 31,32).
  1. Neste ensino Jesus afirma que aquele que vive no pecado é escravo do pecado e como escravo não pode permanecer na família. De que família o Senhor está falando? (vs.34,35).
  1. Segundo este ensino, o que é que caracteriza a paternidade Espiritual de uma pessoa? Como saber se sou um filho de Deus? (vs.39-44).
    1. Resposta - Ninguém se torna filho de Deus automaticamente porque seus pais são crentes, ou por frequentar uma determinada igreja. Os filhos de Deus são identificados por fazerem a obra de Deus, por amarem a Jesus e a sua verdade e por darem ouvidos ao que Deus fala em sua palavra.
    2. Os filhos do Diabo, em contra partida, são caracterizados por aqueles que realizam o desejo do Diabo, não dão ouvidos e nem entendem a palavra de Jesus (v.43), antes preferem as mentiras de Satanás, que é o pai da mentiras e todos os mentirosos.
  2. Quem aqui poderia compartilhar a sua história de escravidão antes de vir para Cristo e dizer como foi que o Senhor te libertou?
  3. Considerando o texto de hoje, como você tentaria ajudar um colega  que encontra-se escravizado pelo pecado?
  4. Enquanto compartilhávamos esta palavra quem pensa ter ouvido do Espírito Santo de Deus algo bem específico que gostaria de compartilhar?
  5. A Bíblia diz que o cair é do homem, porém, o levantar é de Deus. Há alguém aqui que se encontra escravizado por algum tipo de pecado e gostaria hoje de jogar luz para ser livre pela oração da igreja?
Conclusão
“Disse Jesus: Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim.” (Jo 14.6). A Verdade que liberta não é uma declaração, não é uma filosofia, a verdade que liberta é uma pessoa chamada Jesus Cristo, é por isso que que Ele mesmo disse: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo. 8.32). A libertação só virá pelo conhecimento do Filho de Deus. Foi por isso que ele disse: “Se pois, o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. (Jo. 8.36) Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado. 1( João 5:1). “Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.” (1 João 3:9).
Nosso Pensamento: 
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão”. (Gálatas 5:1)
Nossa Oração: 
É para que o Senhor nos ajude a nos expor a cada dia mais à luz e a verdade de Deus, para que o mundo vendo-as em nós possa glorificar a Deus e ser atraído por Elas.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

  21 DIAS  DE JEJUM E ORAÇÃO EM FAVOR DA IGREJA DE CRISTO DÓKIMOS


ATENÇÃO LÍDERES, FIQUEM ATENTOS QUANTO AO SEU DIA DE JEJUM!


ESCALA

NOVEMBRO
DIA
MACRO


01
BENJAMIM
02
EFRAIM
03
GADE
04
LEVI
05
TEIA
06
JUDÁ
07
VIBE
08
JOSUÉ
09
PR. ADEMIR
31/10
GENUÍNA



DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA ORAÇÃO ÀS:
06:15HS
18:00HS
22:00HS






quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Visita de Amor


Quebra-Gelo: Se você soubesse que Jesus iria em sua casa amanhã, que lugar da casa você não o deixaria entrar? Por quê?

Verificando a aplicação: Considerando a última mensagem (Reencontrando as Ovelhas Perdidas para Cuidar Bem Delas), nos conte qual foi a sua experiência prática?)
Introdução:
Consideraremos em nosso compartilhar da palavra hoje, a história de Zaqueu, um publicano chefe dos cobradores de impostos da cidade de Jericó, que teve a sua vida completamente transformada depois de uma visita feita por Jesus à sua casa.
Leia Comigo: Lucas 19.1-9
Interessante:
Os publicanos eram os judeus contratados para fazerem o trabalho sujo de Roma dentro de Israel: o de cobrar impostos. Como somente os cobradores de impostos sabiam o valor da taxa requerida por Roma, eles aumentavam a taxa e ficavam com a diferença, tornando assim homens muito ricos e odiados por todos. Naquele contexto; Zaqueu é exemplo de um grande pecador, traidor e ladrão que se enriqueceu às custas de muita extorsão feita contra seus próprios patrícios.
Extraindo e Aplicando o Ensino:
  1. Havia muitas casas em Jericó, em sua opinião, por que o Senhor Jesus escolheu exatamente a casa de Zaqueu?
  2. Qual o significa de ter Jesus chamado Zaqueu pelo nome?
  3. Em sua opinião, o que aquela postura de subir em uma árvore pode ter demonstrado a respeito da pessoa de Zaqueu a Jesus?
  4. Considerando a postura de Zaqueu ao decidir dar metade dos seus bens aos pobres e restituir todos aqueles que ele havia roubado, complete esta frase: O verdadeiro arrependimento consiste em
  5. Quem aqui poderia compartilhar uma experiência pessoal, onde a visita ou hospedagem de uma determinada pessoa em sua casa marcou a sua vida espiritual?
  6. Se você soubesse que uma visita sua poderia mudar para sempre a vida de uma única pessoa, qual é a pessoa que você escolheria para fazer esta visita?
  7. Em sua opinião, o que se deve evitar e o que não pode faltar em uma visita feita a alguém que se quer resgatar para Cristo?
  8. Enquanto estamos compartilhando esta palavra, o que o Espírito Santo falou especificamente com você?
Conclusão:
Como já falamos, Zaqueu talvez fosse o homem mais pecador de Jericó, e a sua casa fosse talvez a casa mais improvável. Mas Jesus surpreende todos ao se oferecer para ficar hospedado em sua casa. É possível que a pessoa que ficou mais surpresa foi o próprio Zaqueu quando Jesus lhe disse: “Desce Zaqueu, porque hoje eu quero hospedar-me em tua casa”.  Estando ali Jesus não o censurou, não o criticou, nem o condenou, antes, o amou.  O resultado não podia ser outro: Arrependimento, libertação e Salvação veio aquela casa. 
Existem hoje ainda, muitas casas, como a de Zaqueu, dependendo de sua visita de amor. Quando você chegar haverá também arrependimento, libertação e salvação. Vá primeiramente atrás daqueles que um dia foram iluminados pela fé evangélica, mas que se perderam ao longo da caminhada. Saia desta reunião hoje com o firme propósito de surpreender alguém com uma visita de amor que vai trazer salvação aquela casa, porque foi para isso que Jesus veio, “para buscar e salvar o que se havia perdido” .
Nosso Pensamento:Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”.Tiago 4:17

Nossa Oração: É para que o Senhor nos ajude a ir além de ouvir e falar sobre o quão sério é este assunto e nos leve a de fato fazer estas tão necessárias vistas de amor.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Reencontrando as Ovelhas Perdidas para Cuidar Bem Delas


Quebra-gelo: Você alguma vez já se perdeu em algum lugar? Como foi?

Introdução:
O compartilhar da palavra de hoje terá como base a parábola da Ovelha Perdida. Cremos que através dela podemos aprender sobre o grande amor que Deus tem pelas almas perdidas e também como cada um de nós deve agir diante do crescente número de pessoas que a cada dia deixam a igreja por algum motivo.
Leia Comigo: Lucas 15. 1-7 
Interessante:
1. Acredita-se que hoje existam mais de 30 milhões de crentes desviados das igrejas evangélicas no Brasil. Estatisticamente acredita-se que uma igreja com a média de 200 membros ativos  produzirá a cada dez anos outros 400 desviados.
2. Enquanto cristãos, muitas vezes gostamos de nos ver como “águias” e “leões”, predadores fortes, independentes e ferozes, porém,  o fato de o Senhor Jesus se colocar como o Bom Pastor nos leva a crer que na visão dele, a imagem de bicho que melhor se encaixa ao nosso perfil é o da ovelha, animal dócil e dependente dos cuidados pastorais.
Extraindo e aplicando o Ensino:
  1. O que mais lhe chamou a atenção nesta parábola?
  2. Qual é a relação entre as críticas dos Fariseus e a parábola da ovelha perdida contada por Jesus?
  3. Em sua opinião, o que o Senhor Jesus queria ensinar com esta parábola?
  4. Quem aqui já teve a triste experiência de se desviar dos caminhos do Senhor? O que Deus usou para te trazer de volta?
  5. Em sua opinião qual é a maior dificuldade que as pessoas, que se desviam, enfrentam para voltar para a casa do Senhor?
  6. Quem poderia citar o nome de pelo menos três amigos (as) que contigo serviram ao senhor na mesma igreja, ou célula, mas que naufragaram na fé e hoje estão longe?
  7. O que você acha que devemos fazer como igreja quando percebermos que algum dos irmãos está sumido da vida da igreja ou da célula?
  8. Quem aqui gostaria de assumir o desafio de ir atrás daqueles que foram citados até trazê-los de volta como o pastor da parábola?  
  9. A fim de sermos bem práticos, vamos tentar responder as seguintes perguntas:
    1.  Em sua opinião, qual deve ser a nossa postura ao entrarmos em contato com o irmão que está fora da comunhão da igreja? R. Antes de tudo devemos orar por ela,  e quando em contato com a pessoa; procurar manter um clima de amor, paz e alegria , sem acusações ou críticas. Devemos falar da palavra de Cristo e da importância dela para nós.  Devemos reconhecer os nossos erros e até nos humilharmos se preciso for.
    2.  Qual tipo de contato considera mais apropriado? Via e-mail, telefone ou vista pessoal?
Conclusão:
Concluímos hoje dizendo o seguinte: Uma das coisas mais tristes é que às vezes a igreja ignora as pessoas que estão desviadas vendo-as como “Judas Iscariotes” que traíram a Cristo e a Igreja.  Mas Deus as vê como ovelhas importantes que devem ser resgatadas, como moedas que precisam ser achadas, como filhos que foram embora, mais que precisam voltar, que estão mortos mas podem reviver. Cabe a nós que estamos de pé, irmos atrás daqueles que por algum motivo foram alvejados pelo inimigo e caíram. Cabe a nós trabalharmos diligentemente até reencontrarmos cada uma das ovelhas que o Senhor Jesus tanto ama.
Nossa Pensamento: Ame as pessoas principalmente quando elas não merecem. É  quando elas mais precisam.

Nossa Oração: É para que o senhor nos dê uma coração igual ao Dele, um coração que ama os perdidos, que vai atrás deles até encontrá-los. Que o Senhor nos dê a sensibilidade de perceber as possíveis ausências no Corpo Cristo como algo anormal. Que o Senhor coloque em nosso coração a sua própria meta; A DE NÃO PERDER NINGUÉM.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O CORPO DE CRISTO

Quebra-gelo:

Divida a célula em pelo menos três grupos distintos e depois peça para que cada grupo desenhe e recorte uma parte do corpo humano, (pode ser; membros, tronco e cabeça), depois junte as partes desenhadas e recortadas, cole em uma folha e veja como ficou.
Leia Comigo: 1 Coríntios 12:12-27

Introdução:
Quando na bíblia a igreja é colocada como um corpo, o que se quer, é explicar a natureza de organismo que a igreja possui, no entanto, vemos uma constante tentativa do inimigo de transformar a igreja do Senhor em uma organização. Só para citar alguns exemplos; no organismo os membros têm funções, na organização os membros possuem cargo. No organismo cada membro tem um ministério, na organização eles possuem mandatos. Essencialmente a organização é inflexível e morta, já o organismo é algo dinâmico e vivo capaz de gerar outras vidas.
Interessante: Você sabia que o dente ciso só nasce quando o ser humano atingi entre 15 e 25 anos por que antes disto a boca ainda não possui o seu tamanho ideal? Nós também como igreja, se quisermos gerar pessoas em Cristo vamos precisar de um mínimo de maturidade.

Percebendo e Aplicando o Ensino

1. O que mais chamou a sua atenção neste trecho da palavra de Deus?

2. Quando olhamos para a igreja do Senhor não entendemos como tantas pessoas diferentes, de lugares, personalidades e habilidades diversas podem ser colocadas juntas a fim de cumprirem um mesmo propósito. Então perguntamos: como alguma coisa pode dar certo, crescer e continuar avançando diante de tanta diversidade (diferença)? 

3. O apóstolo então responde dizendo que o sistema de diversidade criado por Deus é bom, mas que só é possível quando a Igreja funciona como um corpo. Diante disto, o que é para você a igreja funcionar como um corpo?
4. Funcionar também significa cada uma fazer a sua parte, então eu pergunto; com o que ou onde você acha que pode contribuir mais na vida da igreja?

5. Talvez a maior característica do corpo é a unidade em meio a diversidade (diferença). O corpo faz isso por meio de sua incrível capacidade de integração, de vinculação e de conexão dos membros com a cabeça e também uns com os outros. O fato de você ser diferente dos demais irmão faz de você alguém indispensável e ainda mais importante para o corpo. Porém, quem aqui, pode compartilhar uma experiência em que, pelo menos no nível emocional, já se excluiu do corpo por ser diferente dos demais irmãos? (vs 15 e 16)

6. A exemplo do verso 20, 21 e 22, o que você diria para um irmão que, por se achar muito importante, acaba desprezando outros que ele julga menos importante?

7. A fim de se fazer cumprir o texto do verso 26 eu gostaria de propor o seguinte:

  • Quem poderia compartilhar algum testemunho de benção ou de honra para que com você possamos hoje nos alegrar e agradecer a Deus.

  • E quem também gostaria de compartilhar, alguma dor, luta ou dificuldade para que possamos solidarizar com você e também orar ao Senhor.


Conclusão:
Por mais bonito e bom que um membro seja, ele só tem importância se estiver inserido no corpo. Imagine qual o valor que tem um olho verde bonito que está fora do corpo. Ou de um pulmão que se recusa a funcionar.

Assim como os membros do corpo, cada um de nós deve estar inserido e funcionando no corpo de Cristo que é a igreja. Cada um de nós como membros do corpo que somos só vamos atingir o nosso verdadeiro valor e significado quando entendermos e vivermos isso.

Traduza a Página para seu Idioma