terça-feira, 28 de abril de 2015

COMO ALCANÇAR MATURIDADE ESPIRITUAL

1. QUEBRA-GELO (10 Minutos) - Sugestão
"Qual é o seu livro favorito da bíblia?  

2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos): A Bíblia diz em Pr. 11.30, "Aquele que conquista almas é sábio". Somos uma igreja de gente sábia porque nós decidimos conquistar almas para Jesus Cristo. Conquistar almas para Jesus significa arrancá-las do mundo e trazê-las para Deus, significa tirá-las das trevas e trazê-las para a luz. Significa oferecer o verdadeiro pão que mata a fome e a verdadeira água que mata a sede. Diante disto, qual deve ser o nosso desafio? O nosso desafio é trazer as almas aqui para a fonte. Há neste célula uma fonte que jorra para a vida eterna e nós precisamos ser sábios o suficiente para trazermos os nosso amigos e parentes aqui.  Quantos sábios temos aqui hoje? Quem você vai convidar para a nossa próxima reunião na semana que vem?

3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) "Como é bom render graças ao Senhor e cantar Louvores ao teu nome, ó Altíssimo." - Salmo 92.1
4. OFERTA (5 minutos) Ofereçam sacrifícios como Deus exige e confiem no Senhor. Salmos 4:5. A oferta é um sacrifício, e devemos trazê-las diante de Deus com um coração grato e desprendido, sabendo que tudo que temos veio das mão do Senhor, o nosso Deus.

5. EDIFICAÇÃO
Resumo da Mensagem
Texto: Filipenses 3.7-15
Resumo da mensagem - 

Fomos ministrados no domingo sob o tema: Como alcançar a Maturidade Espiritual. Sabemos que maturidade tem a ver com os graus do desenvolvimento. A exemplo de Jesus que ia crescendo em; Sabedoria, em estatura, e em graça diante de Deus e dos homens (Lc 2.52), Deus espera que cada uma de nós também experimentemos desenvolvimento nestas três áreas básicas da vida; 1. Sabedoria - Crescimento mental, 2. Estatura - Crescimento físico e. 3. Graça - Crescimento Espiritual. E que isso seja diante de Deus e também diante dos homens.
Em 1 Co 13.11, o apóstolo Paulo diz que quando ele era criança, ele falava como menino, sentia como menino e agia como menino, mas tão logo ele se tornou homem, parou com as coisas de menino. Isto ilustra muito bem como também a gente deve se desenvolver espiritualmente. O alvo é que a gente deixe as coisas próprias de meninos e cresça na fé, na na graça, na maturidade espiritual.
O que significa ser um cristão espiritualmente maduro? Como atingir esta tão necessária maturidade espiritual? Baseado no texto de Filipenses, concluímos que todo crente maduro já decidiu em seu coração que a sua vida será focada em três ideais básicos. Ele está disposto a abrir mão de qualquer coisa, pagar qualquer preço a fim de viver estes ideais incomparáveis. Que ideais são estes? 

  1. O ideal de Conhecer a Cristo (v10)
  2. O ideal de Ser como Cristo (10)
  3. O ideal de Abandonar completamente o passado, seguir em frente e jamais olhar para trás (vs12-14)

Conclusão
Segundo Paulo, aqueles que alcançaram a maturidade, pensam e agem deste modo (v15). Ainda que ninguém tenha conseguido conhecer e ser como Cristo perfeitamente, o segredo é não desistir jamais, a fim de que a obra de Deus, que é fazer de cada um de nós como o seu próprio filho, um dia se complete. Porque aquele que começou a boa obra em nós, há de completá-la. 
Aplicando a Mensagem
  1. O que você mais gostou nesta mensagem?
  2. Na prática, o que é para você, ser um cristão maduro?
  3. O que foi mais difícil para você abandonar do seu passado? 
    1. Um vício.
    2. Um relacionamento prejudicial.
    3. Um hábito que prejudicava.
    4. Uma atividade que prejudicava.
    5. Um sentimento (ódio, raiva, paixão, etc.)
    6. Outra coisa.
  4. O que você acha que pode fazer a fim de continuar conhecendo a Cristo mais e mais?   
  5. Se a sua maturidade espiritual pudesse ser comparada a subida em um elevador em um prédio de dez andares, em que andar você estaria?
  6. O que foi que na igreja de Cristo Dókimos, mais contribuiu para a o seu crescimento espiritual?
  7. O que você diria a um bebê espiritual que está chegando hoje na vida de igreja?
6. Intercessão
7. A visos - 
  • Lembre-se de falar que a EMD está funcionando a todo vapor, nas quartas 20h e aos domingos a partir das 9h30m, e que temos ainda uma classe de Nova Criatura na terça 20h
  • A-M-O-R-E-S (Amante de Missões e da Obra de Restauração Espirituais e Social) 
    • Nos ajude a abrir abrir novas igreja e enviar novos missionário ao campo tornando se um amante de missões.
    • Você pode contribuir com qualquer valor que Deus colocar em seu coração, contanto que você seja fiel, todos os messes. 

quarta-feira, 22 de abril de 2015

A Fé Verdadeira



1. QUEBRA-GELO (10 Minutos)

2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos): Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão, 5. Crescimento e Multiplicação.

4. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos)

5. OFERTA (5 minutos)6. EDIFICAÇÃO (45 minutos)

Resumo da Mensagem

Texto:
(Jo.4.39-42; Hb.11.1,6).

- A verdadeira fé vem de Deus e conduz a Deus (Hb.11.6b).
- A fé verdadeira é gerada pela Palavra de Deus.
- A verdade da Palavra deve ser ouvida, crida, definida e confessada. Isto é fé.
- A fé é dom de Deus, sem anular a vontade pessoal decorrente do livre-arbítrio, na busca de conhecer, viver e realizar a vontade de Deus. 
- A Fé é, portanto, resposta ao chamado de Deus para crer, viver e compartilhar Deus, suas obras e sua vontade.
- Fé é uma altruísta decisão que se toma; que se constrói; que se cultiva e que se vive sobre alicerce Divino definido e sólido.
Desta forma  podemos entender  a fé sobre três aspectos:
O Conceito, a importância e a prática da fé.

I - Quanto ao Conceito - A Bíblia define a fé como "a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". (Hb.11.1). II -  Quanto à sua Importância." Sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb.11.6). A fé é tão importante para Deus que não conseguimos agradá-lo em ela. III - A prática da Fé. "A fé sem as obras é morta" (Tg.2.17). A prática da fé é a coerência demonstrada no cotidiano, tanto no caráter quanto no compartilhar a fé. Não adianta falarmos da fé sem darmos testemunho desta fé e do Cristo que pregamos.

Conclusão 
Se a fé tem importância e se é gerada pelo testemunho e pela palavra então,  necessitamos priorizá-la em nosso dia a dia e precisamos expor-nos diariamente à Palavra, bem como ouvir e dar testemunhos, para edificar a nossa fé e a de outros.

Aplicando a Mensagem


1.         Ouvindo um pouco sobre esse tema, você poderia dizer o que é fé para você?
2.         Paulo diz que “a fé vem pelo ouvir”, quem gostaria de compartilhar uma experiência em sua vida onde o ouvir o evangelho foi gerando fé no coração?
3.         Alguém aqui já teve uma experiência de fé onde o resultado foi um milagre?
4.         Você considera que o que você fala tem refletido a Palavra e gerado fé no coração de quem ouve?
5.         Sobre estes três aspectos da fé: o conceito, a importância e a prática, há algum destes que você tem mais dificuldade em assimilar. Qual?
6.         Se a fé é a certeza das coisas que se esperam, mas que não se vê, há algo que ainda você não vê, mas espera, e está aplicando a fé?
7.         Com relação a experiência da fé em sua vida, qual seu desafio hoje?

a. Mudar totalmente;

b. Acrescentar um pouco de fé;

c . Conhecer mais sobre a fé;

d. Já estou aplicando a fé bíblica em minha vida;

e. outra.


6. INTERCESSÃO (10 minutos)
7. AVISOS (10 Minutos)



terça-feira, 14 de abril de 2015

A SEGURANÇA DO CRENTE

1. QUEBRA-GELO (10 Minutos) - Sugestão
"O peito do pé de Pedro é preto. É preto o peito do pé de Pedro". Peça para cada pessoa falar três vezes aumentado a velocidade da voz e divirtam-se. 

2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos): Evangelho significa boas notícias. Mas que boas notícias são essas que Deus tem para nós? A notícia de que apesar de sermos pecadores, Jesus nos oferece sua graça e seu perdão. A noticia de que apesar de sermos culpados e termos sido condenados a morte eterna, Deus quer pelo sangue de seu filho Jesus nos declarar justos e nos dar a vida eterna. 
Diante disto, qual deve ser o nosso desafio? Não vamos mais guardar conosco estas boas noticias, antes, vamos prega-las aos quatro cantos. Convidemos as pessoas para virem  e ouvirem na célula.

3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) "Aleluia! Louvem o nome do Senhor; louvem-no, servos do Senhor," Salmos 135:1

4. OFERTA (5 minutos)
5. EDIFICAÇÃO
Resumo da Mensagem
Texto: Romanos 8.26 -31
Resumo da mensagem - Todo crente em Cristo Jesus deve ser caracterizado por uma fé inabalável. O crente não se intimida diante de ameaças, dificuldades, provações. Todo crente  tem convicção e certeza de sua salvação, ele sabe que Deus o comprou, o libertou e o declarou justo. Ninguém pode remove-lo  desta convicção e perspectiva. Ele sabe que é mais que vencedor, ele sabe em quem tem crido. O crente é de Jesus, Jesus é dele. (Leve os irmão a repedir esta declaração três vezes: "Eu sou de Jesus, Jesus é meu". Amém.
O que leva o crente a ter tanta convicção e certeza? em que se baseia a segurança do crente em Cristo Jesus? Baseado neste texto que lemos concluímos que a segurança do crente está firmada em pelo menos em três questões básicas:
  1. Estamos seguros por causa da constante ajuda do o Espírito Santo a nós. v. 26-30.
    1. Ele intercede por nós e em nós.  Ele nos faz triunfar apesar de nossas fraquezas...
  2. Estamos seguros por causa do nosso grande modelo (exemplo), o Senhor  Jesus. (8.29).
      1. O propósito de Deus é que sejamos como  Ele. Ele é o nosso exemplo em tudo...
  3. Estamos Seguros por causa do grande e inseparável amor de Deus por nós – V. 31-39.
    1. Deus nos ama tanto e nada nem ninguém, em lugar algum ou tempo algum pode nos separar deste amor tão sublime.
Conclusão
"Que diremos pois, a vistas dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. "Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus?" "...Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus".  Podemos nos alegrar e nos apossar de todas essas palavra hoje, por que o mérito da segurança que temos, não é nossa, mas é de Jesus que morreu por nós, do Espírito Santo que nos sustenta, e do nosso Deus que nos amou tanto ao ponto de dar o seu único filho para que todo aquele que nele crer na pereça mas tenha a vida eterna.
Aplicando a Mensagem
  1. O que você responderia se ao chegar nas portas lá do céu Deus lhe fizesse a seguinte pergunta? "Por que eu deveria lhe deixar entrar em meu repouso eterno (no céu)?" Em outras palavras, "O que você fez para merecer estar aqui?". 
  2. O que você diria a respeito do nível do seu relacionamento com o Espírito Santo?
    1. Muito bom
    2. Regular
    3. Muito fraco
  3. Em sua opinião, como você acha que seria sua vida,  se antes de agir ou reagir diante de qualquer situação você sempre fizesse primeiro a seguinte pergunta: "Se Jesus estivesse em meus lugar o que Ele faria?
  4. O que você diria se um amigo que esta vivenciando algo muito ruim lhe perguntasse: "Se Deus me ama, por que estou sofrendo tanto?"
  5. Diante do que foi compartilhado aqui hoje, quais decisões você especificamente entende que deve tomar? 
6. Intercessão
7. A visos - 
  • Lembre-se de perguntar aos irmãos: "quem você vai convidar para a nossa próxima reunião de célula?"
  • Lembre-se de falar que a EMD está funcionando a todo vapor, nas quartas 20h e aos domingos a partir das 9h30m.
Dica celular: Há uma relação direta entre o número de visitantes na célula e o número de vezes que o líder multiplica a célula.
(Esta palavra foi ministrada na Igreja de Cristo Dókimos no ultimo domingo pelo pastor Luiz Carlos Cerqueira. O pastor Luiz Carlos Cerqueira é o pastor presidente da Igreja de Cristo Dókimos.).

terça-feira, 7 de abril de 2015

PÁSCOA - A PASSAGEM

1. QUEBRA-GELO (10 Minutos)
2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos): Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão, 5. Crescimento e Multiplicação.
4. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos)
5. OFERTA (5 minutos)6. EDIFICAÇÃO (45 minutos)
Resumo da Mensagem
Texto: Êxodo 12.1-13
  • A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes do mundo Cristão. Mas tornou-se uma data tão comercial, que poucos lembram ou conhecem seu verdadeiro significado. A páscoa foi instituída pelo próprio Deus há aproximadamente 1500 anos antes de Cristo, ou seja, a mais de 3500 anos atrás, e eu posso lhes garantir, não tem nada haver com ovo, chocolate ou coelho.
  • Sabemos que "PÁSCOA", significa passagem e foi instituída por ocasião da ultima praga que veio sobre os egípcios, quando Deus tirou por mãos de Moisés o povo de Israel da escravidão que já durava mais de 430 anos. A fim de ser poupada da praga que viria sobre o Egito, cada família do povo de Deus deveria matar um cordeiro de um ano de idade sem defeito, assa-lo inteiro e come-lo acompanhado de ervas amargas (para lembra-los do sofrimento da escravidão), e com pão sem fermento (para lembra-los de que deveriam viver não como os egípcios, mas em santidade para Deus). A família teria ainda, que passar o sangue do cordeiro pascal nos portais da casa para que o anjo do Senhor não ferisse o filho mais velho daquele lar. Na noite da páscoa (passagem do anjo), havia luto em todos os lares egípcio, porém, nem um dos filhos dos hebreus foi morto.
  • Deus determinou que a páscoa deveria ser comemorada todos os anos, a fim de que as gerações futuras soubessem e nunca esquecem:
    1. Dos terríveis dias de escravidão no Egito,
    2. Do juízo do Senhor sobre o Egito, e,
    3. Da provisão e da libertação de Deus ao povo de sua aliança.
  • O mais importante, porém, é sabermos que a páscoa ainda aponta para nós nos dias de hoje: 
    1. O Egito com seus deuses e valores, tipifica o mundo que um dia também será julgado pelo Senhor, o nosso Deus
    2. Os 430 anos de escravidão, fala da vida de pecado a qual estávamos aprisionados antes até conhecermos ao Senhor Jesus, e; 
    3. O cordeiro pascal aponta para Jesus que mediante o seu sangue e graça nos perdoou e nos libertou dos nossos pecados.
Conclusão 
É impossível retratar o verdadeiro significado da páscoa através de ovos, coelhos e chocolates, por isso a minha conclusão é que nós como servos do Deus vivo, possamos contar para todos, inclusive para as crianças que os verdadeiros símbolos da páscoa são as ervas amargas, os pães sem fermento e o cordeiro pascal que a ponta para a obra redentora de Cristo por nós na cruz do calvário.
Aplicando a Mensagem
  1. O que mais te chamou a atenção neste texto ou ministração?
  2. O que você supõe que os Israelitas pensaram quando Moisés lhes passou as instruções da páscoa?
    1. "Que coisa estranha".
    2. "Muito legal".
    3. "Será que realmente precisamos fazer tudo isso?".
    4. "Espero que funcione".
  3. Em sua opinião: É errado os pais presentearem os seus filhos com ovos de chocolate na época da páscoa? Por quê?
  4. Em sua opinião, por que estes símbolos (ovo de chocolate e coelhos), com suas mensagens, que nada tem a haver com a verdadeira páscoa encontram tanto apoio na mídia, na escola e até da maioria dos pais?
  5. A partir de quando a páscoa passou a fazer sentido para você?
  6. Considerando o que foi compartilhando nesta célula, o que você acha que deve mudar em sua vida a partir de hoje?
6. INTERCESSÃO (10 minutos)

7. AVISOS (10 Minutos)

Lembre-se de falar do nosso culto de celebração, para adultos e crianças, da escola Nova Criatura, e do PLANTIL.
Lembre-se de perguntar aos irmãos: quem você vai convidar para a nossa próxima reunião de célula?
Lembre-se de falar que a EMD está funcionando a todo vapor, nas quartas 20h e nos domingos a partir das 9h30m.
(Esta palavra foi ministrada no último domingo pelo pastor Luiz Carlos Cerqueira - O pastor Luiz Carlos Cerqueira é o pastor titular da Igreja de Cristo Dókimos).






Traduza a Página para seu Idioma