quarta-feira, 30 de setembro de 2015

EU NÃO DESISTO NUNCA

1. QUEBRA-GELO (10 Minutos) - Sugestão
2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos): Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão, 5. Crescimento e Multiplicação.
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) 
4. OFERTA (5 minutos) 
5. EDIFICAÇÃO: 
TemaEU NÃO DESISTO NUNCA
Texto: Vários texto de segundo a Timóteo
Leia Comigo: “Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.” 2 Tm 4.6-9
Thomas Edison : "Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez."
Albert Einstein: " Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir." 
Introdução:
Sabemos que estes talvez tenham sido os últimos dias de Paulo, ele estava no corredor da morte em uma prisão em Roma, mas, mesmo em face da morte ele Nunca Desistia, sempre com a certeza de que combateu o bom combate da fé evangélica, Paulo aconselhava a Timóteo para também não desistir nunca.  E é com base nos conselhos que ele deu a Timóteo, o seu discípulo amado, que vamos aprender a "Não desistir Nunca.".

  1. VEJA SEUS DESAFIOS COMO OPORTUNIDADES - “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os meus sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus.” 2 Tm 1.7-8 
  1. AJUSTE SUA VIDA COM A VONTADE DE DEUS - “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade. 2 Tm 2.15. Para vencer desafios é preciso se alinhar com Deus e a sua palavra. Ele vai formar uma base, um alicerce, para que aquilo que você está construindo seja sólida.Todo esforço e decisões que você fizer de nada valerá se não tiver a direção e aprovação do Senhor o nosso Deus. Alguém disse que:  "A DIREÇÃO CERTA É MAIS IMPORTANTE QUE A VELOCIDADE.   
  1. VENÇA A INCREDULIDADE COM DECISÕES DE FÉ - “Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Loide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você. Por essa razão, torno a lembrá-lo de que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos.” ( 2 Tm 1.5-6.). O Cristão não vive pelo que ver, mas pelo sobrenatural. 
  1. ENCONTRE AS PESSOAS CERTAS PARA DIVIDIR OS DESAFIOS - “Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você, noite e dia, em minhas orações. Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa.”(2 Tm 1.3-4) Timóteo era discipulado por Paulo. Precisamos de pessoas ao nosso redor que nos exponha a realidade. É fundamental no processo decisório que possamos ouvir nossos discipuladores e líderes. (Pv 18.1).
  2. ACREDITE NA SUA VITÓRIA COM CRISTO - Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.2 Tm 4.8. Mahatma Ghandi disse: “Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.” A vida não é um parque de diversões e nem somos chamados para vivermos na ilha da fantasia, porém temos convicções de que Deus já preparou o melhor para nós na eternidade.
Conclusão: George Whitfield - “Nunca desesperaremos enquanto tivermos Cristo como nosso líder.”
 - Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós”  Ef 3.20

APLICANDO A MENSAGEM
  1. Há alguém aqui que já desistiu da vida cristã (desviou), e que poderia compartilhar conosco como foi sua experiência lá no mundo e como foi o seu retorno?
  2. O que você diria para uma pessoa que está aqui hoje e talvez esteja pensando em desistir?
  3. Quem aqui poderia compartilhar um experiência de luta que se transformou em uma grande oportunidade de crescimento?
  4. Quem é o Paulo de sua vida? (Seu discipulador, pessoa que tem te ajudado a viver os desafio da vida cristã). E o que você tem a dizer desta relação?
  5. Quem é, ou quais são os Timóteos de sua vida? (Pessoas que você está ajudando a viver os desafios da vida cristã). Como  tem sido esta experiência?
  6. Como esta célula pode te ajudar neste propósito de  "Não Desistir Nunca"?
7. A visos.
. Lembrem-se: A partir de quinta feira iniciaremos o jejum de carne vermelha em favor da construção do nosso segundo templo. (de 1 a 31 de outubro)
. PRÓXIMO DOMINGO - SERÁ O DOMINGO DO NATANAEL - fale para os discípulos levarem os seus nanareis.
. Está chegando o grande dia do nosso EDD - De 9 a 10 de Outubro. Não fique de fora, a inscrição pode ser dividida até em três vezes de 45,00 no Cartão de crédito.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Deixa Deus tratar seu orgulho

Ministração baseada no estudo : Confrontando as Estruturas de orgulho(Coty)
I-QUEBRA-GELO (10 Minutos) – Quando você morrer, o que gostaria que falassem a seu respeito?
II- PASSANDO A VISÃO (05 minutos):1. Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão, 5. Crescimento e Multiplicação.
III-  LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos)
IV. OFERTA (5 minutos)
V. EDIFICAÇÃO

Texto: Leia Tg 4. 6-7 e Mt 15.21

 O texto de Tg 4. 6-7 nos  ensina como que Deus resiste aos orgulhosos e dando continuidade diz que  para  vencer o diabo é preciso se sujeitar a Deus, portanto sujeitar-se a Deus é vencer o orgulho, pois somente uma posição de humilhação e total entrega a ele, tornará nossa vida abundante da sua graça. Assim vemos em Mt 15.21 a história de uma  mulher que de primeira olhada parece não ter muita semelhança com esses textos, mas ao observarmos mais profundamente percebemos que passou pela humilhação e  foi confrontada no seu orgulho, entretanto a sua atitude de humilhação e persistência fizeram com que sua  filha endemoniada fosse liberta.   Assim como muitos de nós a mulher Cananéia tinha uma situação de  ferida, estressante,  vexatória, de derrota dentro de sua casa,  mas ela foi provada e aprovada. Muitas vezes também situações assim são permitidas por Deus para provar nossa fé e tratar nosso orgulho, pois esse é o caminho da libertação: o quebrantamento diante de Deus e da vida. Vamos ver princípios nessa história de libertação familiar.  Quais foram as provas que aquela mulher foi submetida e  assim entendermos  que  situações    Deus usa para tratamento do nosso orgulho?  1. A prova do desprezo. Jesus ignorou essa mulher. Podemos imaginar o desespero, mas parece que Jesus se cala.  Todos nós passaremos por situações  como essa, situações sem  resposta, mas a nossa resposta é que vai colocar ou não o Diabo para fugir. 2. Preterimento. Depois do clamor dos discípulos para atender a mulher, Jesus ainda diz que Ela não fazia parte da sua lista de prioridades. Situações de preterimento, de ser deixado de lado, abandonados e esquecidos  são comuns, mas é prioridade de Deus tratar nosso orgulho e soberba. 3. Ofensa. Jesus ofendeu publicamente a mulher, podemos entender como uma ofensa séria, pois a comparou aos cachorros,  jogando o resto da sua dignidade no chão..  Somos ofendidos diariamente. As respostas que damos as ofensas, revelam o nosso nível de submissão a Deus e a sua palavra.  Deus quer confrontar as raízes de orgulho que há em nós...Deus quer a nossa total sujeição a Ele e dependência total d’Ele. Quebrando totalmente o nosso Ego que insiste em governar nossas vidas.

Compartilhamento:

1.      Em algum momento de sua vida  você já se pegou  dizendo:  Deus, eu não mereço isso. Por que isso está acontecendo comigo?

2.      Qual a sua reação quando alguém corrige você?

3.      Destas características abaixo, você consegue identificar alguma em sua vida?
      a.     Costuma achar que está sempre certo;
      b.     Achar que merece o mesmo que os outros, e às vezes mais, porque agi corretamente e é comprometida.
      c .     Achar que a sua visão das coisas ou espiritualidade está mais apurada do que os outros;
      d .    Reação explosiva a críticas e observação em relação ao próprio comportamento;
      e .    Acha que  seu nível de importância está relacionado a status, posição, cargos;
      f .      Na resolução de conflito,  ainda que de maneira sutil, está sempre lembrando tudo de bom que faz;
      g.     Luta para não parecer ser ou ter menos do que as pessoas ao seu redor;
      h.     Gosta de ser notado e elogiado sempre;
      i.       Quando humilhado, desprezado, preterido, ofendido, fica extremamente ressentido; procurando argumentos para justificar seus sentimentos;
      j.       Tem grande dificuldade para perdoar ou pedir perdão;
      h.     Tem dificuldade para dar ouvido aos outros;
      l.       Preocupa-se demasiadamente com o que os outros vão pensar;
      m.  Tem dificuldade de revelar suas necessidades ou pedir ajuda quando precisa.

    4. Em sua opinião, qual a maneira mais sábia de vencer o orgulho?

    5. Se você identifica em você algum tipo de raízes de orgulho, o que se sente desafiado a fazer a partir de hoje?

Avisos:

Quarta-feira(23/09) e Domingo(04/09), começa o Módulo Relações Interpessoais. Todos os alunos que concluíram a Escola Nova Criatura podem fazer sua inscrição.

Lembre-se de reforçar a todos os discípulos o nosso projeto: Segundo Templo e nossa alvo de 120 células até o final do ano.


terça-feira, 15 de setembro de 2015

COMO VENCER A AVAREZA

1. QUEBRA-GELO (10 Minutos) - Sugestão
2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos): Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão, 5. Crescimento e Multiplicação.
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) 
4. OFERTA (5 minutos) 
5. EDIFICAÇÃO
Tema: COMO VENCER A AVAREZA
Leia Comigo: Lucas 12. 13-34
Introdução:  “Avarento” é a pessoa que comete o pecado da avareza, porém  existem outros nomes mais populares para definir quem tem avareza: Mesquinho, miserável, pão duro, sovina, unha de fome, mão de vaca, entre outros. O avarento é a pessoa que se deixou dominar pela cobiça, e que desenvolveu uma apego sórdido, “extremo” ao dinheiro e fez disto o seu estilo de vida.
Interessante: Personagens famosos e muito engraçados como; o Tio Patinhas criado pelos estúdios Walt Disney em 1947,  e  o seu “Nonô Correia” criado pela rede Globo e interpretado pelo ator Ary Fontoura na década de 1980, conseguiram fazer milhões de pessoas sorrirem e se divertirem quando personificaram a avareza e ganância com suas próprias vidas, porém a avareza é pecado, e o pecado mata (Rm 6.23), e isso não é nada engraçado.
Neste texto de Lucas 12.13-34 Jesus nós dá várias diretrizes para vencermos a avareza e a ganância.  Vamos ver quais são estas diretrizes:
  1. Não dê aos bens materiais mais importância e poder do que eles possuem. (vs.15-20)
    1. Os bens materiais devem ter algum nível de importância em nossas vida, o problemas é que muitas vezes os colocamos em níveis muito mais elevados que os sentimentos, os relacionamentos, a saúde e até a vida. 
  2. Não permita que a  preocupação pelo "seu" bem estar domine a sua vida (vs. 22-25)
    1. Normalmente a preocupação inverte os valores das coisas, porque dá mais atenção a questões que deveriam ficar no segundo plano, por exemplo concentra-se mais na comida que na vida ou mais na roupa que no corpo e assim por diante. Uma das razões por que não devemos deixar que a preocupação nos domine é pelo simples fato de que não adianta preocupar-se.
  3. Use os seus bens materiais para promover a expansão e o crescimento do reino de Deus (v.31)
    1. Podemos buscar a promoção do reino de Deus de muitas formas; com nossos serviços com nosso dons, porém uma das maiores evidências de que vencemos a avareza é a nossa fidelidade nos dízimos e nas ofertas. Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.(Lc 20:2)
    2. O avarento não consegue entregar o que pertence a Deus porque é idólatra e amante do dinheiro, (1 Tm 3.10). Ele para si ajunta tesouro mas não é rico para como Deus.
  4. Decida não ser dono de coisa alguma, (v.33)
    1. Com isso, não quero dizer que não possamos possuir coisas. Quero dizer que devemos ser libertos do senso de possuí-las. Foi esse senso de posse que embaraçou o homem da parábola. "minha colheita”, “meu celeiro”. A avareza leva o homem a reter mais, a generosidade o leva a dar, conforme diz o provérbios 11.24 “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.”
    2. A decisão de não ser dono de coisa alguma nos ajudará a ficar longe do último estágio da avareza que é não somente possuir coisas, mas se deixar possuir por elas.

Conclusão - A avareza está associada aos pecados de ganância, idolatria e egoísmo. Este pecado é tão sério ao ponto do apóstolo Paulo em romanos colocá-lo ao lado de pecados como o homicídio, o adultério, o roubo e a mentira. A bíblia vai mas longe quando em 1 Co 6.10 diz que os cobiçosos e os avarentos não herdaram o reino do céu. Tomemos uma decisão aqui hoje de observar estes princípios que aqui foram passadas e pelo sangue de Jesus Cristo vencermos todo e qualquer resquício de avareza que possa ter em nossas vidas, amém. 

APLICANDO A MENSAGEM
  1. Em sua opinião, o que o Senhor Jesus estava realmente ensinando nestas  passagens?
    1. É certo buscar o sucesso, mas a maior prioridade não pode ser esquecida.
    2. Para preparar-se  para o futuro é preciso olhar além dos bens materiais.
    3. Quando pensar que chegou ao topo, reflita mais um pouco.
    4. As coisas materiais são o maior teste da dedicação espiritual.
    5. outro.
  2. Das opções abaixo, mencione três daquelas que são hoje as suas principais  ambições.
    1. Ser muito bem Sucedido profissionalmente. 
    2. Ser muito bem sucedido ministerialmente.
    3. Ser muito bem sucedido em meu  casamento/família.
    4. Ter dinheiro curtir, viajar e adquirir bens.
    5. Ser consagrado e íntimo de Deus.
    6. Ter um estilo de vida super saudável, Alimentação, exercício, etc.
    7. Quero viver rodeados dos meus amigos que eu amo.
    8. outro. 
  3. O que significa ser rico para com Deus?
  4. Você acha que é possível usar riquezas e bens terrenos; materiais ou não para adquirir riquezas eternas? Se é possível como você acha que poderia fazer isso esta semana?
7. A visos.
. Lembrem-se: Estamos de jejum de TV, todos os dias estamos sendo lembrados de que dependemos do Senhor para esta construção.
. Já passamos pela primeira fase do Natanael-3 "noite do óleo", estamos orando e jejuando e na segunda fase nós vamos criar situações para estamos com eles, abençoando e interagindo.
. Atenção: Se você ainda não adquiriu o seu exemplar do livro: "As quatro Colunas do MDA" Ainda temos alguns pelo preço de 15,00.
. Lembre-se de recolher os formulário de oferta para a construção com os discípulos de sua célula para entregar na secretaria.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

DEUS, VOCÊ E O DINHEIRO

1. QUEBRA-GELO (10 Minutos) - Sugestão
2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos): Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão, 5. Crescimento e Multiplicação.
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) 
4. OFERTA (5 minutos) 
5. EDIFICAÇÃO
Tema: DEUS, VOCÊ E O DINHEIRO
Texto: Gênesis 2.15 e 2.26, Salmo 24.1, Deuteronômio 10.14, 1 Tm 6.17
Introdução - Aprendemos semana passada que o Senhor o nosso Deus 1. Cria todas as coisas, 2. Domina, controla e governa todas as coisas,  e ainda, 3. Prover todas as coisas. Diante disto ficamos conhecendo quais são os papéis de Deus no que diz respeito aos bens, as posses e o dinheiro. 
Se Deus é Criador e Senhor sobre todas as coisas, qual é o papel de nós seres humanos nesse processo? Deus reservou para nós a responsabilidade de administrar os seus bens. Deus age como um homem que se ausenta de seu país por um longo período de tempo e deixa os seus bens sobre a responsabilidades dos seus servos com a promessa de que um dia vai voltar para a prestação de contas. (Mateus 25. 14-30) E como "MORDOMOS", administradores dos seus bens ele espera que cada um de nós sejamos encontrados fiéis. (1Co 4.2).
Antes de aprendermos necessariamente sobre contribuição na casa e causa de Deus, como administradores fiéis dos bens do Pai, precisamos aprender sobre a abrangência da fidelidade.
  1. Como Administradores, Deus espera que sejamos fiéis nos bens alheios - Se não vos tornares fieis na aplicação do alheio, quem vos dará o que é vosso.” Lc 16.12.
  2. Como Administradores, Deus espera que sejamos fiéis nas pequenas coisas - Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é injusto no pouco, também é injusto no muito.” Lc 16.10
  3. Como Administradores, Deus espera que sejamos fiéis em tudo - "Mas, assim com é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,..." 1 Pe 1.15.
Conclusão - A fidelidade deve ser uma marca daqueles que servem a Deus, porque aqueles que forem fiéis nos bens alheios terá o que é seu por direito, aqueles que forem fiéis nas pequenas coisas, Deus os colocará nas grandes e aqueles que forem fiéis em tudo, terá tudo. Então, faça o compromisso de ser fiel ao Senhor, por que ainda que o homem seja infiel, Deus permanece fiel.
Aplicando a Mensagem
  1. No que diz respeito aos bens alheios, no que você sinceramente acha que deve melhorar?
    1. No uso dos bens públicos.
    2. No uso dos bens da minha família.
    3. No uso dos bens dos meus patrões.
    4. No uso dos bens emprestados.
    5. No uso dos bens da igreja.
  2. Em se tratando de bens, posses e dinheiro, o que significa para você ser fiel nas pequenas coisas?
  3. Em se tratando de bens, posses e dinheiro, o que significa para você ser fiel em tudo?
  4. Quais mudanças práticas esta mensagem traz para a sua vida a partir de hoje?
7. A visos.
. Lembrem-se: Estamos de jejum de TV, todos os dias estamos sendo lembrados de que dependemos do Senhor para esta construção.
. Lembre os seus discípulos da "noite do óleo"  para efetivarmos o Natanael-3.
. Atenção: Se você ainda não adquiriu o seu exemplar do livro: "As quatro Colunas do MDA" Ainda temos alguns pelo preço de 15,00.
. Lembre0-se de recolher os formulário de oferta para a construção com os discípulos de sua célula para entregar na secretaria.

Traduza a Página para seu Idioma