terça-feira, 20 de dezembro de 2016

As Experiências do Natal

1. QUEBRA-GELO: 
 2. PASSANDO A VISÃO
 3. LOUVOR E ADORAÇÃO
 4. OFERTA
 5. EDIFICAÇÃO 

AS EXPERIÊNCIAS DO NATAL

Texto: Lucas 2.1-20

INTRODUÇÃO: 
Ao invés de ficarmos tentando desacreditar, enfraquecer, ou desmerecer tudo o que envolve a comemoração do natal hoje em dia, decidimos aproveitar a oportunidade que o Senhor está nos dando para falar do verdadeiro natal, que tem uma mensagem de paz, de esperança e amor. Baseado principalmente no evangelho de Lucas capítulo 2, concluímos que o verdadeiro natal possuiu pelo menos quatro poderosas experiências que precisamos conhecer para também vivermos.

1.          O verdadeiro Natal é uma experiência profética - “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Isaías 9). Em gênese capitulo 12, Deus chama Abraão e lhe faz uma promessa: "Em ti serão benditas todas a famílias da terra.”  Dessa liberação profética até o seu cumprimento houve um intervalo de tempo de pelo menos 2 mil anos. É por isto que em Gálatas 4.4 Paulo diz: 'Mas quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu filho, nascido de mulher...' O natal é algo profético, algo que está além da previsão ou especulação humana, é algo gerado e proclamado primeiro no céu.
2.          O verdadeiro Natal é uma experiência espiritual. v. 13 “De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: 14  "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor". Por mais que tentem fazer do natal uma experiência política, ou comercial, ele continuará sendo uma experiência espiritual. Natal tem haver com Deus, com manifestação de anjos. Antes de acontecer no mundo físico, o natal é uma realidade no mundo espiritual. O natal não é algo tão somente da terra, o natal é uma experiência espiritual capaz de mudar o nosso destino eterno.
3.          O verdadeiro Natal é uma experiência histórica – vs. 1-7 Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria... - Então, o natal não é uma lenda, uma história inventada por romancista famoso. Jesus nasceu nos dias em que o Imperador César Augusto era o imperador de Roma e Quirino governava a Síria.
4.          O verdadeiro Natal é uma experiência pessoal. vs. 15-18 - O Natal não pode ser apenas algo profético, histórico e espiritual, ele tem que ser também uma experiência pessoal. O natal não pode ser algo que aconteceu com fulano, uma experiência de terceiros, Natal é uma experiência individual e pessoal que eu tive com o Deus encarnado… O texto diz que os pastores foram pessoalmente lá onde Jesus estava e foram impactados quando o viram. 

CONCLUSÃO:
O texto diz que a experiência pessoal dos pastores foi tão tremenda que quando voltaram para casa, todos ficaram maravilhados por causa da glória que davam a Deus e do testemunho que davam do que havia acontecido. Quando o verdadeiro Natal acontece no nível pessoal, nos tornamos verdadeiros adoradores e testemunhas do que Deus fez e faz.
1.          O que mais te marcou ou chamou atenção na mensagem deste domingo?
2.          O pastor Luiz Carlos disse no domingo, que a sua experiência pessoal com o verdadeiro natal se deu no dia 10 de março de 1990, a minha foi no dia _____, de _______, de______, e a sua que dia mês e ano aconteceu?
3.          Deus falou com Zacarias, (pai de João Batista), Maria (mãe de Jesus), e com os pastores em suas rotinas diárias. Em sua opinião, o que significa ser o natal algo "espiritual"
4.          Uma das melhores definições de natal: "Natal é a encarnação do Deus vivo". Quem são as duas pessoas que você mais deseja que tenha uma experiência pessoal com o natal, ou seja, com o Deus vivo encarnado?
(Ao Líder; tão logo as pessoas respondam, desafie cada uma delas a levar estas pessoas ao culto especial de natal no próximo domingo.)

AVISOS
1.          "Projetando e Profetizando 2017" na noite da virada Venha terminar o ano e começar o novo na presença de Deus. 
2.          No próximo domingo, CULTO ESPECIAL DE NATAL, somente às 18h, em um dos nossos campos.
3.          No domingo dia (1/1/2017) não haverá culto 9 da manhã, somente os cultos das 18h.


    terça-feira, 13 de dezembro de 2016

    O Natal de Jesus: Original e único

    1. QUEBRA-GELO: 
     2. PASSANDO A VISÃO
     3. LOUVOR E ADORAÇÃO
     4. OFERTA
     5. EDIFICAÇÃO 

    O Natal de Jesus: Original e único!
    Texto Bíblico: João 1.1-14
    “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” Is 9.6-5
    INTRODUÇÃO: 
    Assim como era nos dias em que Jesus nasceu, vivemos num mundo sem esperança, negativo e pessimista por natureza, e só Jesus pode desfazer este quadro, porque é parte de sua missão mudar esta realidade do mundo. O motivo essencial do natal foi trazer ESPERANÇA para o mundo sem esperança.  Sem natal não existe esperança verdadeira para o mundo.
     “O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.” Mateus 4.16. Esta luz que é Jesus, veio trazer esperança e assim desfazer a obra de satanás no mundo. “Para isso o Filho de Deus se manifestou: Para destruir as obras do Diabo.” 1 João 3.8b

    Segundo este texto que lemos, (Jo 1.1-14), receber o natal de Jesus, original e único, implica assumir pelo menos cinco obrigações básicas da fé cristã.
    1.   A Obrigação de crer na divindade de Jesus: vs. 1-2 “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio.”
    2. A obrigação de crer no poder de Jesus  v.3 “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.”
    3. A obrigação de receber a vida que Jesus veio trazer ao mundo: v. 4 “Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. V. 5 - “A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.”
    4. A obrigação de receber a luz de Jesus em sua vida: v. 9 “Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens.”
    Atos 4.12 – “E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.”
    5. A obrigação de receber a salvação que Jesus veio trazer : v 11 “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.” O Seu plano de salvação é para todos que o receberem: V. 12“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” 
    CONCLUSÃO: Vamos aproveitar a oportunidade que Deus está nos dando para de não somente crermos e vivermos o natal, mais também, proclamarmos os a mensagem do natal de Jesus, que é único e original.
    Aplicando a Mensagem


    1. Quais desses sentimentos o clima de natal tendm a aflorar em você?
      1. Saudosismo.
      2. Alegria e entusiasmo.
      3. Amor e a solidariedade.
      4. Tristeza e solidão.
      5. Outros.
    2. Em sua opinião, por que esse evangelho começa com: "No principio", ao invés de começar com o nascimento de Jesus, (natal)?
      1. Por que o evangelista:
        1. Queria ser diferente dos outros.
        2. Queria falar da pré-existência de Jesus.
        3. Queria falar da divindade de Jesus.
        4. Outro.
    3. Aproximadamente 2016 anos atrás Jesus nasceu em Belém para dar salvação, luz, e vida a toda a humanidade. Isto é um fato histórico, contudo, quando foi que esse fato passou a fazer sentido espiritual para você?
    Avisos
    1. "Projetando e Profetizando 2017" na noite da virada - Venha terminar o ano e começar o novo na presença de Deus. 
    2. No domingo dia primeiro (1/1/2017) não haverá culto 9h00m da manhã, somente os cultos das 18h00m.

      terça-feira, 6 de dezembro de 2016

      ACREDITANDO NO DESACREDITADO

      ACREDITANDO NO DESACREDITADO
      1.    QUEBRA-GELO:
      2.    PASSANDO A VISÃO
      3.    LOUVOR E ADORAÇÃO
      4.    OFERTA
      5.    EDIFICAÇÃO 

      INTRODUÇÃO
      As pessoas são julgadas por suas atitudes, seu modo de ser, pela aparência, como reagem diante das circunstâncias, etc. Estas coisas determinarão se serão acreditadas ou desacreditadas. 
      O desacreditado é o mal afamado é o desconceituado, o que tem má reputação.
      Em Atos 15: 37- 39 - Vemos uma grande contenda entre Paulo e Barnabé, que foi a causa de uma separação entre eles; Paulo acreditava que João Marcos estava dando problemas e já não era digno de confiança, parecia razoável não viajar mais com eles.
      Três personagens com atitudes diferentes com as quais podemos nos identificar:
           1.   A atitude de Paulo em não acreditar na restauração de João Marcos:
      ·        Paulo tinha razões para não acreditar em João Marcos, pois ele havia falhado, tinha cometido um erro grave, para Paulo este já não era digno de confiança, não merecia crédito, era um desacreditado.
           2.   A atitude de Barnabé em decidir dar mais uma chance a João Marcos:
      ·        Pelo nosso irmão, se preciso for, vamos andar mais uma milha. Ele poderia ser útil, iria dar certo, ainda tinha jeito para ele era só dar mais uma oportunidade. Acreditou na sua restauração; deu voto de confiança. Acreditou no desacreditado.
          3.   A atitude de João Marcos
      ·        Nesta queda de braço entre Paulo e Barnabé, como João Marcos se  sentiu? Um desacreditado e sem valor diante da atitude Paulo? Ou um acreditado e valorizado diante da atitude de Barnabé?

      Aplicação da Mensagem
      Se você estivesse no lugar de João Marcos, se sentindo desvalorizado, desacreditado, quais atitudes seriam tomadas diante da situação?
           1)   De ira e revolta:
      a.   “Só querem me usar, não estou sendo valorizado,
      b.   Estão de marcação comigo, vou chutar o balde... para mim chega!
      c.   Só foi eu cometer um pequeno deslize para me descartarem, olha o que estou recebendo... mas vai ter troco...me aguarde! Ainda vão precisar de mim!

          2)   De humildade, admitindo seu erro:
      a.   “É eu errei mesmo, estou ganhando uma nova oportunidade, não posso desperdiçá-la, alguém está acreditando em mim, vou vencer”.
      b.   Preciso me esforçar para não decepcionar novamente!
      c.   Preciso pedir perdão e perdoar!

          3)   De descrédito pessoal:
      a.   Todos tem razão, não consigo ser melhor!
      b.   Mudanças são muito difíceis, eu não consigo!

      Conclusão:
      Acredite em você, acredite no seu potencial, você tem uma linda história pela frente, um novo capítulo está sendo escrito.
      Pela perseverança de João Marcos, algum tempo depois, Paulo reconsidera e reconhece o valor daquele em quem já não acreditava mais.   2 Tm. 4: 11 ... Toma a Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.
      Não podemos desperdiçar as oportunidades, João Marcos com toda certeza não desperdiçou o voto de confiança que Barnabé deu a ele. Existem oportunidades que são únicas.
      O mundo dá várias voltas, não desista, há  novas oportunidades  para outros e para você, se não der certo tente de novo, dê sempre e, quantas vezes for preciso uma nova chance, seja para você, ou para outros.
      ACREDITE NO DESACREDITADO!
      Olhe para seu próximo com um olhar espiritual, como um desbravador, como alguém que vai superar as expectativas. Olhe para você como um guerreiro do Senhor determinado a avançar e conquistar e que nenhum obstáculo desta vida vai detê-lo,
      E se de alguma forma você tropeçar e cair, se levantará e sacudirá a poeira (se humilhará diante de Deus ) e o inferno todo junto não vai poder te segurar , pois você nasceu para vencer e se superar. “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida”.

      AVISOS:
      ·        Dias 09 e 10 de Dezembro - PLANTIL ESPECIAL PARA LÍDERES – Acampamento Filadélfia as 20:30hs, transporte próprio.
      ·        Cesta do Amor – Traga os alimentos e entregue no Culto de Celebração.


      Traduza a Página para seu Idioma